Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/07/2019 às 22h00

Geral

Especialista esclarece mitos e verdades da amamentação

O aleitamento não é algo simples e prático. O início apresenta várias dificuldades e, por isso, muitas mãe podem acabar não conseguindo produzir o leite para amamentar. ‘‘É preciso conversar com a pediatra e se informar sobre as atitudes fundamentais para esse período entre mãe e filho’’, enfatiza a pediatra do Hapvida Saúde, Dra. Gabriella Roriz.

Apesar da apreensão da gestante, a maturação hormonal é o que vai facilitar a amamentação. A médica explica que a preocupação da mãe de primeira viagem, por exemplo, pode interferir na produção do leite. ‘‘ Geralmente, o leite começa a ser produzido em torno do terceiro e quinto dia. Mas, em casos de demora, por chegar até o sétimo’’.

Esse período é um processo de aprendizagem da criança e da mãe. Afinal, o bebê estava sendo alimentado 24 horas por dia, pelo cordão umbilical e não tinha necessidade de aprender algo.  ‘‘Agora, tanto a mãe quanto o filho vão ter que criar e se encaixar em uma rotina de amamentação. Aquelas práticas antigas de passar esponja nas mamas, passar pomadas, por exemplo, não são eficazes. É comprovado, atualmente, que o efeito acontece de justamente o contrário, podem prejudicar ainda mais’’, adverte a pediatra.

Durante esse processo da gestação e do parto, a mulher sofre com uma extrema queda hormonal e é fundamental receber a chamada rede de apoio. ‘‘Além desse momento, é essencial procurar informações de qualidade e acompanhamento médico especializado para conduzir com segurança e responsabilidade esse momento’’, aconselha a pediatra, Dra. Gabriella Roriz.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]