Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/07/2019 às 13h00

Geral

EUA ameaçam países que adotem 'taxa Google'

A Espanha e a França querem cobrar impostos das empresas de tecnologia dos Estados Unidos para atuarem em seus países

Os Estados Unidos ameaçaram os países que estão preparando a adoção da chamada "taxa Google" com represálias não definidas, mas alguns países -- como Espanha e França - já garantiram que a medida será implantada.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos enviou um documento para as suas embaixadas em países que se preparam para criar a taxa Google, ordenando que avisem os governos das "represálias" que enfrentam caso avancem com a medida de forma unilateral.

"A Administração Trump não ficará de braços cruzados nem tolerará nenhuma discriminação contra empresas com sede nos Estados Unidos", afirma o documento enviado às embaixadas, citado pelo jornal El Mundo.

A chamada taxa Google - também conhecida como Gafa por visar as empresas Google, Apple, Facebook e Amazon, entre outras tecnológicas norte-americanas -- pretende taxar em 3% as empresas digitais com receitas globais superiores a 750 milhões de euros (aproximadamente R$ 3,5 bilhões) ou ganhos superiores a 50 milhões na Europa.

Estas empresas são acusadas de utilizarem paraísos fiscais para fugir aos impostos na Europa e alguns estudos indicam que a nova taxa pode representar a entrada de 5 bilhões de euros por ano nos cofres da União Europeia.

A medida tem sido discutida em vários Estados da Europa, mas alguns países, como a Alemanha e a Irlanda, consideram que a taxação deve ser feita sobre os lucros das empresas e não sobre as receitas.

No documento enviado aos embaixadores norte-americanos, o Departamento dirigido por Mike Pompeo recorda a existência de um compromisso internacional para negociar um novo regime fiscal no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) e defende que nenhum Estado-membro pode atuar por sua conta.

"Se um país age fora do processo em curso na OCDE e impõe unilateralmente um Imposto sobre os Serviços Digitais, os Estados Unidos pensarão seriamente nas represálias a adotar", ameaça.

O documento não adianta quais as possíveis ações de resposta, mas no caso da França -- pioneira da taxa Google -- foi ativado um processo de investigação por Washington que pode conduzir ao aumento das taxas sobre os produtos franceses, entre outras medidas.

O arsenal de represálias a tomar é amplo, avisa Washington no documento enviado às embaixadas.

"Os Estados Unidos analisarão todas as opções legais para responder a qualquer país que adote o Imposto sobre Serviços Digitais com impacto potencialmente discriminatório e tratamento diferente", destaca.

Criticando "alguns governos, especialmente da Europa" por estarem à procura "de impostos desenhados de propósito para as empresas dos Estados Unidos", Washington explica que a resposta será dada "à luz dos acordos e tratados internacionais, incluindo a Organização Internacional do Comércio", mas também da legislação fiscal dos Estados Unidos.

O Governo espanhol garantiu hoje que vai implementar o imposto sobre os gigantes digitais logo que o novo Governo assuma, segundo afirmou hoje a ministra espanhola interina da Economia. "Idealmente, a solução devia ser global porque é um problema global", mas, se não for, "teremos de agir porque o impacto sobre as nossas economias não pode ser menosprezado", disse Nadia Calviño à rádio espanhola Cadena Ser.

Questionada sobre a possibilidade de os Estados Unidos avançarem com sanções, a ministra admitiu ser muito difícil prever as reações dos Estados Unidos, já que o país se rege "por um comportamento errático".

Também a França reagiu hoje de manhã, com o ministro das Finanças assegurando que "não desistirá" da implementação do imposto Gafa, apesar das ameaças de Washington. "A França não cederá à adoção de uma taxa nacional. Foi decidida, foi votada e será aplicada a partir de 2019", sublinhou o ministro Bruno Mayor, que se irá reunir hoje com o seu homólogo norte-americano, Steven Mnuchin, para discutir a questão.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]