Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
06/08/2019 às 22h30

Geral

Junta Comercial e OAB/AL fortalecem parceria em prol da simplificação do registro de negócios

Inclusão das sociedades advocatícias no Portal Facilita Alagoas está em fase de finalização

Em busca da simplificação do registro de sociedades advocatícias, representantes da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL) se reuniram, na sede do órgão alagoano de registro, para discutir ações que consolidem a parceria entre as entidades.

O principal ponto tocado foi a finalização da integração da ordem à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, disponibilizando o registro de sociedade simples pura e sociedade unipessoal de advocacia por meio do Portal Facilita Alagoas, o que foi programado para acontecer ainda neste mês.

Com a inclusão no sistema, os advogados poderão dar sequência ao processo de registro das sociedades pelo portal, no qual, após o deferimento, será gerado automaticamente o CNPJ do negócio. Devido à integração, o usuário também tem acesso aos campos para legalização da empresa.

Na reunião, que ocorreu nessa segunda-feira (05), o presidente da Juceal, Carlos Araújo, explicou a estrutura atual do órgão alagoano e pontuou ações que colocaram a Junta Comercial como referência nacional pelas ações em prol da simplificação do registro de empresas.

"Estamos caminhando com algo que vem acontecendo em todo país, essa união das entidades de registro em um único ambiente. Além da OAB/AL, também pensamos na integração com os cartórios. Isso tudo vem somar a esse nosso sistema, que também é utilizado por outras 11 Juntas Comerciais e que possui órgãos, secretarias e as 102 Prefeituras integradas", destacou.

Para o presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, a conclusão da integração será mais um passo de uma parceria que poderá gerar circuitos de palestras ao redor do estado sobre a utilização do Portal Facilita Alagoas.

"Essa foi uma visita de cortesia, porém é mais um avanço nessa cooperação. Nosso espaço está aberto para a Juceal para a realização de eventos e iremos apressar a integração ao sistema, até porque é necessário mudar essa cultura do papel, mostrar também a importância da regularização fiscal. O tempo urge", evidenciou.

Como mediador do encontro, o vice-presidente da Juceal, Fábio de Lima, que representa a OAB/AL no colégio de vogais da Junta Comercial, predispôs-se a dar continuidade ao projeto com o treinamento sobre a utilização do sistema interno e a realização dos últimos testes de integração.

Administrado pela Juceal, é no Portal Facilita Alagoas que são iniciados os processos de abertura, alteração e baixa empresarial, sendo também feito na interface as solicitações pelos documentos referentes ao licenciamento do negócio.


Fonte: Ascom Juceal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]