Dólar com. 5.1552
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/08/2019 às 23h00

Geral

Médicos são capacitados para diagnosticar o sarampo

Apesar de Maceió não ter registrado casos da doença, médicos das unidades de saúde da capital participam de um Workshop sobre sarampo nesta quarta-feira (21), às 19h, na sede do Conselho Regional de Medicina (Cremal).

A capacitação foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde ao Cremal e acontece em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O objetivo é ofertar aos profissionais conhecimento sobre as ações que devem ser desenvolvidas em caso de diagnóstico do sarampo. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local.

Na ocasião serão abordados diagnóstico e tratamento, fluxo de condução desses pacientes e vacinação. “Há mais de 20 anos que a gente não tem sarampo aqui no Município. Então, tem vários médicos que estão trabalhando nas nossas unidades de saúde que nunca viram um caso de sarampo”, explica a secretária Adjunta de Saúde, Nadja Tenório.

O workshop contará com a participação do médico José Maria Constant, infectologista referência em Alagoas, que vai repassar sua experiência a médicos e estudantes. Além disso, a SMS abordará o fluxo de encaminhamento dos pacientes com suspeitas da doença, isto é, onde será feito o diagnóstico, os exames e outros procedimentos, como a vacinação.

“Mesmo sem Maceió ter apresentado casos da doença, nós precisamos tomar todas as medidas necessárias de prevenção e capacitação profissional”, destaca a secretária-adjunta de Saúde do Município, Nadja Tenório.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Rodrigues, esse é um momento de atualização fundamental para os profissionais. “A gente chama atenção para essa capacitação, porque muito desses médicos não estão ainda cientes do fluxo criado pra poder fazer a confirmação dos casos suspeitos e procedimentos do Município. E Maceió vai apresentar uma proposta de fluxo diferente, tendo em vista que ela tem uma rede e uma população maior, por isso é muito importante que os médicos estejam presentes”, frisa.

Vacinação e prevenção

Para manter Maceió longe da área de risco da doença, é necessário prevenir por meio da vacinação contra o sarampo, com a tríplice viral, que ainda imuniza o usuário contra a caxumba e a rubéola. A vacina é disponibilizada gratuitamente durante todo o ano, para crianças e adultos, nas unidades de saúde, dentro do calendário nacional de vacinação.

A vacina é oferecida em duas doses para a faixa etária de 1 a 29 anos e em apenas uma dosagem para a faixa etária dos 30 aos 49 anos, mas quem possui o esquema vacinal completo não precisa de dose adicional. Os profissionais da área da saúde também são imunizados com duas doses.

A Gerência de Imunização da SMS atendeu ainda a uma primeira recomendação do Ministério da Saúde e começou a vacinar as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 1 ano, com viagem marcada para algum dos 53 municípios que apresentam surto ativo de sarampo – nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]