Com o objetivo de implementar o projeto Gestão Itinerante do Ministério da Saúde, Maceió recebe, dias 12 e 13 deste mês, o 1º encontro voltado para os gestores estaduais e municipais da área. O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, participa da abertura do evento, que acontecerá nesta quinta (12), às 8h30, no auditório do INSS, no Centro.
O encontro visa o fortalecer a gestão entre os municípios, estados e MS com relação à atenção primária no âmbito do SUS, e trabalhar com instrumentos de gestão e processo de regionalização e governança. Além disso, irá apresentar e direcionar a proposta do Governo Federal para uma gestão “Mais Brasil e Menos Brasília”.
Na ocasião, serão abordadas as temáticas de Regionalização e Governança, Instrumentos de Gestão, Planejamento de Gestão Integrada e Participativa e Atenção Primária à Saúde. A finalidade é fomentar a aplicação eficaz junto a Estados e Municípios.
Participarão do evento representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde de Alagoas, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/AL), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Estadual e Municipal de Saúde (CES e CMS), da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS/AL) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
Ainda na programação do encontro, a SMS irá inserir o Plano Municipal de Saúde a Programação Anual no instrumento DigiSUS.
Fonte: Ascom SMS