Dólar com. 5.1158
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/09/2019 às 18h30

Geral

Saúde realiza ações de prevenção ao suicídio nas escolas de Marechal Deodoro

Durante todo o mês, estão sendo realizadas rodas de conversa com psicólogas do município em 17 escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está dando continuidade as atividades do Setembro Amarelo, campanha de combate ao suicídio. Dentre as ações, o Programa de Saúde na Escola (PSE) em parceria com a Coordenação de Saúde do Adolescente e NASF-AB está realizando rodas de conversas referente a temática nas escolas da rede municipal.

A primeira medida preventiva tomada pela Secretaria de Saúde é a educação. Durante todo o mês, estão sendo realizadas rodas de conversa com psicólogas do município em 17 escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino. Nesta sexta-feira (13), foi a vez da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, em Taperaguá.

De acordo com a coordenadora do PSE na Secretaria de Saúde, Isabelle Araújo, “é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema”.  O Setembro Amarelo é uma campanha focada na prevenção do suicídio, tendo em vista que esse tipo de problema é ocasionado, em sua grande maioria, por uma série de problemas mentais, como depressão e transtorno bipolar,matando milhões de pessoas em todo mundo.

No Brasil, ocorre um suicídio a cada 45 minutos. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), jovens de 15 a 29 anos são os mais afetados pelo problema.

A aluna Joanny Suzan da Escola Municipal Araújo Lobo, falou da importância do município realizar ações como essa nas escolas municipais.

“Existem muitos alunos com vários problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e o bullying que acontece nas escolas. Os alunos precisam de motivação e de palavras de apoio para que não se sintam sozinhos e recebam o apoio das pessoas próximas”, afirmou.


Fonte: Secom Marechal Deodoro

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]