Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/09/2019 às 08h02

Geral

Transnordestina: órgãos somam forças em defesa de 300 famílias palmeirenses

Elas são alvos de ação movida pela Transnordestina que pede reintegração de áreas entre Vila Nova e Vila Maria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios realizou nesta quinta-feira (19), no auditório da Escola Estadual Humberto Mendes, uma audiência pública para discutir a situação de cerca de 300 famílias que moram ou têm comércio na área do entorno da linha férrea, que compreende o bairro de Vila Nova até o Viaduto, em Vila Maria. A Ferrovia Transnordestina pede a reintegração do local, inclusive com a demolição de imóveis que foram construídos nos domínios da empresa. O esforço, agora, é para que a Transnordestina não execute o processo, que já teve parecer favorável dado pela Justiça.

De acordo com o controlador-geral do município Klenaldo Oliveira, que já participou de outros processos, a exemplo do que foi movido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), inclusive com ganho para as famílias de Vila Maria, as áreas são alvos de procedimento judicial favorável à Transnordestina. “Em Cajueiro, por exemplo, já existe execução marcada para o próximo mês. Fico triste porque de 2014 para cá ninguém pergunta como está o processo e não entra em contato com ninguém para saber o que pode acontecer. Peço que procurem a Defensoria Pública da União, porque precisamos alargar esse prazo e ganhar tempo e, para conseguirmos isso, é preciso manifestação popular. Precisamos fortalecer a união para encontrarmos juntos uma saída. Se algo acontecer, a culpa não é do prefeito. Será uma decisão da Justiça Federal. Mas vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, em defesa dessas famílias”, garantiu Klenaldo Oliveira.

O defensor público federal Everson Farias parabenizou a inciativa do município em sair na defesa das pessoas que correm o risco de terem os imóveis demolidos. "Muitas vezes não queremos mexer naquilo que é ruim, mas é preciso que todos procurem saber como está o processo e se envolva. A situação de Palmeira não é isolada. Existem processos com relação à ferrovia e rodovias estaduais também. Quem não tiver com o procedimento aberto, nos procura e a gente faz o processo e vamos tentar articular de que forma as coisas acontecerão”, destacou o defensor federal.

E continuou. Pela lei, existem áreas que não podem ser ocupadas por questão de segurança e esse é o lado da Transnordestina. Por outro lado, a população viu a área desocupada, não tinha onde construir e foi ficando. Mas existe a culpa dos órgãos que viram isso acontecer e nada fizeram. Vamos cobrar um diálogo com a Transnordestina para que não seja feita a execução. E nisso, a vontade política é relevante, até que se encontre uma solução viável. O município de Palmeira está de parabéns pela preocupação e iniciativa", disse Everson Farias.

No final da audiência, uma ata foi formalizada com todos os encaminhamentos sugeridos durante a audiência pública, que será levada na próxima semana à sede da Transnordestina, em Fortaleza, por uma comissão liderada pelo prefeito Júlio Cezar. “A próxima reunião será com a presidência da Transnordestina, em Fortaleza. Assim como o município foi parte das ações vitoriosas, como a do Dnit, estamos também engajados nessa. Combatemos o bom combate e não é nosso objetivo apontar as responsabilidades, mas avançar para que a execução desses quatro processos não aconteça. É muito ruim essa incerteza que ronda as famílias e comerciantes dessas áreas. Respeitamos a ordem judicial, mas enquanto tiver campo de batalha jurídica, vamos unir forças para encontrarmos uma solução. A Justiça é quem resolve essa questão e vamos acompanhar tudo isso de perto. Temos que lutar e não pagar para ver”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.

Estiveram presentes à audiência pública vereadores, representantes da OAB, da Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública Estadual, (DPE), Procuradoria- Geral do Município, Controladoria-Geral do Município, secretários municipais, as famílias dos bairros de Vila Nova e Vila Maria e advogados.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]