Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/10/2019 às 09h25

Geral

Ayrton Senna: a velocidade no sangue, o Brasil no coração

“Ayrton Senna é uma lenda que transcende tempos e espaços, e vai além do mundo dos motores, vai além do esporte”

Divulgação

Por Dora Nunes de Ímola, na Itália

Passado um quarto de século da morte de Ayrton Senna, sua história e o seu legado ainda causam emoção ao mundo e enchem de orgulho os brasileiros. Na mostra intitulada “Ayrton Magico: a alma além dos limites”, em cartaz até 30 de novembro, no novo Museo Multimídia do Autódromo de Ímola - Checco Costa (MAICC), no Norte da Itália, o ídolo é homenageado e venerado pelo talento e dedicação que o colocaram no Olimpo dos pilotos de automobilismo e dos esportes em geral. A exposição cria um ambiente multissensorial que proporciona uma viagem comovente entre as recordações da histórica determinação do piloto pela superação dos próprios limites. A curadoria é de Matteo Brusa e tem patrocínio do Instituto Ayrton Senna.

A mostra é um espetáculo imersivo e de multimídia. Vinte projetores a laser de última geração envolvem os espectadores no mundo do automobilismo vivido por Senna, recriando situações e destacando os feitos do ídolo que influenciou gerações. O áudio é ativado por sistema de infravermelho, que possibilita as sensações sonoras experimentadas por um piloto de F1 dentro de seu capacete: respiração, batimentos cardíacos, tudo conectado a um sistema multilíngue que sincroniza o som dos fones de ouvido em tempo real com as imagens transmitidas nas paredes projetadas digitamente. 

Além disso, o acervo em exposição reúne os carros originais de competicão usados por Ayrton, entre eles, o Lotus 98T John Player Special, uma peça considerada preciosa pilotada pelo ídolo no campeonato de 1986. Também o Kart Dap n.17 com o qual Senna disputou o campeonato do mundo em 78, além de vídeos, entrevistas e imagens, uniformes e outras dezenas de objetos pessoais utilizados ao longo de sua carreira. Para maior interação com os visitantes, mesas touchscreen permitem escolher entre as informações que mais interessam sobre a vida do piloto. Até o final de agosto, mais de 11 mil pessoas já tinham visitado a exposição.

Ayrton Day

O Museu fica dentro do complexo do Autódromo de Ímola, palco do Grande Prêmio (GP) da Itália e de San Marino e cenário do fatídico 1º de maio, onde na curva Tamburello, Ayrton Senna perdeu a vida há 25 anos. A data foi lembrada como “Ayrton Day”, atraindo milhares de fãs do Brasil e do mundo em uma jornada dedicada a homenagear o brasileiro.

Percurso Expositivo

A mostra destaca a ligação ao longo da carreira de Ayrton com o autódromo de Ímola, sendo dividida em 5 núcleos temáticos apresentados em 4 ambientes. Como primeiro tema um flasback narrativo vivido imaginariamente por Senna, do inicio da sua carreira nas corridas de kart até a poucos instantes antes do acidente fatal naquele autódromo; a segunda parte retorna ao ano de 1984, quando o piloto debuta na Fórmula 1 com a Toleman no seu primeiro Grande Prêmio de San Marino, sempre realizado ali; na terceira parte, Senna é descrito como o Mago da Chuva, sendo também um dos momentos mais emocionantes da exposição, porque trata da genialidade do piloto em vencer em condições extremas, mostrando a vitória em 1991, em Ímola, quando Alain Prost deixou a debaixo de uma chuva torrencial. Na quarta parte da exposíção, a obstinação de Ayrton até as últimas consequências, como pano de fundo, o Grande Prêmio do Brasil em 1991, quando com gravissimos problemas no cambio do carro, ele conquistou a primeira vitória no seu país fazendo as últimas sete voltas com apenas a sexta marcha. Teria sido impossível para quaquer um, mas não foi para ele. O último tema da exposição trata da inesquecível rivalidade entre Senna e Alain Prost, o adversário mais amado e ao mesmo tempo mais odiado de sua carreira.

Evolução

A característa marcante da mostra é sua constante evolução. No último dia 23/set, por exemplo, foi inaugurada a nova fachada principal do MAICC, dedicada a Ayrton Senna e realizada por outro famoso brasileiro, o artista de rua Eduardo Kobra, que dedicou 10 dias de trabalho ininterrupto para concluir um ambicioso projeto: reproduzir o celebre gesto de Senna de, ainda com o capacete, olhar para o céu em agradecimento pelas suas vitórias. Kobra, como todos os brasileiros, ficou tocado com a Ayrton Mágico. “Ver a exposição provocou emoções fortes em mim”, disse.

Memorial Ayrton Senna

Colado ao Autódromo de Ímola está localizado o Parco delle Acque Minerali, onde uma estátua de bronze sobre mármore de Ayrton Senna está exposta. Criada pelo artista Stefano Pierotti em 26 de abril de 1997, a escultura foi posicionada praticamente diante da curva Tamburello, local do acidente fatal do corredor. O local virou ponto de peregrinação para os admiradores que deixam todo tipo de homenagem para o ídolo brasileiro. O parque é sempre aberto ao público.

Serviço

www.ayrtonmagico.it



Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]