Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
15/11/2019 às 10h18

Geral

Braskem vai encerrar atividades de extração de sal em Maceió e quer realocar 1500 pessoas

Empresa divulgou na quinta-feira (14) nota informando que apresentou a ANM medidas para fechar seus poços na capital

Nesta quinta-feira (14) a petroquímica Braskem apresentou à Agência Nacional de Mineração (ANM) medidas para o encerramento em definitivo de atividades de extração de sal em Maceió. A empresa pretende fechar os seus poços na capital de Alagoas.

Além disso, propôs à ANM a criação de uma área de resguardo no entorno de 15 poços, “com a realocação de pessoas e desocupação de imóveis, além do monitoramento contínuo das áreas vizinhas”.

Segundo a nota divulgada pela Braskem, a estimativa é que a área de resguardo envolva aproximadamente 400 imóveis e 1.500 pessoas. Nos demais poços, a recomendação da empresa ligada a Odebrecht é de que sejam adotadas medidas complementares de monitoramento, sem necessidade de realocação de moradores.

Ainda na nota, é dito que “a Braskem compreende o impacto na vida das pessoas e se coloca à disposição para esclarecer dúvidas e apoiar a população”.

Um 0800 foi criado e colocado em funcionamento a partir desta sexta-feira (15), para um maior contato com a população afetada pelos abalos sísmicos que causaram danos em alguns bairros de Maceió, como o Pinheiro, o Bebedouro e o Mutange.

Confira o comunicado da Braskem na íntegra:

A Braskem apresentou à Agência Nacional de Mineração (ANM) e demais autoridades medidas para o encerramento definitivo da extração de sal e fechamento de seus poços em Maceió. Esta ação faz parte das iniciativas que vem sendo propostas nos contínuos diálogos da empresa junto ao órgão regulador.

Entre as ações está a criação de uma área de resguardo em torno de 15 poços com a realocação de pessoas e desocupação de imóveis, além do monitoramento contínuo das áreas vizinhas. A estimativa é que esta área de resguardo envolva aproximadamente 400 imóveis e 1.500 pessoas. Nos demais poços, a recomendação é de que sejam adotadas medidas complementares de monitoramento, sem necessidade de realocação de moradores.

A Braskem irá disponibilizar os recursos necessários e todo o planejamento para a execução destas ações será feito em conjunto com a Defesa Civil e demais autoridades. Todas as medidas e ações são baseadas nos estudos que o Instituto de Geomecânica de Leipzig (IFG), da Alemanha, referência internacional em geomecânica de poços de sal, vem fazendo a partir dos dados dos sonares executados nos poços de extração de sal da Braskem.

A Braskem compreende o impacto na vida das pessoas e se coloca à disposição para esclarecer dúvidas e apoiar a população.

Para isso, haverá uma equipe dedicada para contato com a comunidade por meio de postos de atendimento presencial nos bairros e do telefone 0800-006-3029 (ligações gratuitas, inclusive de celulares). O 0800 começará a atender a partir de amanhã, 15 de novembro. O site http://www.braskem.com/esclarecimento-alagoas reúne todas as informações relevantes sobre o tema.

Fenômeno geológico

Desde o abalo sísmico registrado em Maceió em março de 2018, a Braskem vem colaborando com as autoridades e realizando estudos para compreender as causas do fenômeno. Até o momento, não está estabelecida qual a relação entre o fenômeno geológico em Maceió e a operação dos poços de extração de sal da Braskem.

Central de atendimento à população

0800-006-3029

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.

Nos dias 15 e 16 de novembro, sexta-feira (feriado) e sábado, a Central de Atendimento funcionará em caráter de exceção.


Fonte: Redação com assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]