Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/11/2019 às 17h49

Geral

Milhares de pessoas celebram Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga

Governador em exercício, Luciano Barbosa, participou da solenidade e falou sobre a importância da obra

Governador em exercício, Luciano Barbosa, e o prefeito de União e o presidente da Fundação Cultural Palmares depositaram coroas de flores no Memorial a Zumbi - André Palmeira/Agência Alagoas

Milhares de pessoas subiram a Serra da Barriga, em União dos Palmares, nesta quarta-feira, para celebrar o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Acompanhado pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Vanderlei Lourenço, e pelo prefeito do município, Areski de Freitas, o governador em exercício, Luciano Barbosa, participou da solenidade.

Ele afirmou que o Brasil tem uma dívida imensa com a comunidade negra e que o país, como nação, precisa fazer essa reparação ponto a ponto. "Se você parar pra pensar, isso tudo aqui aconteceu antes mesmo da Revolução Francesa, antes da libertação dos Estados Unidos, então aqui ecoou o primeiro grito de liberdade de um povo para dizer não à escravidão, um grito de resistência", afirmou Barbosa, ao se referir a Palmares, o maior quilombo das Américas, cuja sede ficava na Serra da Barriga.

Após décadas de militância do Movimento Negro Brasileiro, a Serra foi tombada em 1996 como Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Em 2017, recebeu a certificação de Patrimônio Cultural do Mercosul.

Barbosa falou da importância da obra de pavimentação do acesso à Serra da Barriga. A estrada foi inaugurada na quinta-feira da semana passada pelo governador Renan Filho, que não pôde comparecer à solenidade nesta quarta porque participa de uma missão internacional à Europa, promovida pelo Consórcio Nordeste.

"A pavimentação vai tornar a Serra da Barriga numa rota turística mais frequente, fazendo um trabalho com a rede hoteleira do Estado, de tal modo que o Brasil inteiro poderá conhecer onde existiu o Quilombo dos Palmares, que resistiu bravamente, sob o comando de Zumbi", afirmou Barbosa.

A estrada possui 7,5 quilômetros de extensão, constituída de asfalto (5 km) e paralelepípedo (2,5 km). A obra contou com investimento de R$ 8,4 milhões do Governo do Estado. Foram instalados, ainda, drenantes, passeios e pórticos, além da sinalização horizontal, vertical e turística.

O vendedor ambulante Adriano Farias, 28 anos, morador de União dos Palmares, acredita que com a estrada pavimentada o fluxo de visitantes vai aumentar e, consequentemente, as vendas."A movimentação de turistas vai crescer porque a facilidade de se chegar até a Serra tá maior. O trajeto que se fazia de carro ou de moto era de meia hora, agora é feito em 10 minutos", comparou o vendedor.

"Antes era estrada de chão, então tinha muita poeira nessa época do ano. Isso desmotivava as pessoas, agora não; agora as vans podem subir e com certeza vão trazer mais turistas", acrescentou o tecnólogo em Redes de Computadores, Klesty Andrada, 35. Ele mora em Maceió e subiu a Serra caminhando.

Solenidade

O governador em exercício chegou à Serra da Barriga por volta das 11h20. Ele, o prefeito de União e o presidente da Fundação Cultural Palmares depositaram coroas de flores no Memorial a Zumbi. Reconhecido em 1997 como herói nacional, o líder negro, que comandou a resistência no Quilombo dos Palmares, recebe honras militares, saudado com salva de tiros durante a solenidade."Subir a Serra evocando a nossa tradição de lutar a favor da liberdade, a favor das minorias, e em prol da nossa população é fortalecida nesta data em que comemoramos o Dia da Consciência Negra", declarou o presidente da Fundação Palmares. O secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, também participou da solenidade.

A Serra da Barriga foi sede do Quilombo dos Palmares, o maior das Américas, onde viveram, entre 1597 e 1695, mais de 30 mil negros, grande parte fugida do cativeiro e que se autodeclarava liberta da escravidão, sob o comando de Zumbi, morto em combate na Serra Dois Irmãos, no município de Viçosa, no dia 20 de novembro de 1695.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]