Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
06 de dezembro de 2019
min. 24º máx. 32º Maceió
sol com poucas nuvens
Agora no Painel Concurso de cartórios: provas serão aplicadas sábado e domingo, às 9h
03/12/2019 às 19h30

Geral

Dia da Pessoa com Deficiência tem ações de saúde no Centro

Ações marcam o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. - Neno Canuto/Ascom SMS

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (3), foi marcado por uma série de ações no Calçadão do Comércio, Centro de Maceió. Usuários atendidos pelos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e população em geral puderam contar com uma animada programação com música, dança e serviços de saúde. As atividades são uma realização da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) e Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da SMS.

O evento contou com a presença das Instituições e pontos de apoio que prestam serviços aos usuários portadores de deficiência no município. “Hoje a gente quis celebrar a data dando um presente a esses usuários, com a apresentação da banda da Polícia Militar e de dança do ventre, promovendo momentos de animação e integração. Além disso, as instituições têm a oportunidade de mostrar o trabalho que vem desenvolvendo junto aos usuários, com exposições de circuitos de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção”, destacou Izabel Gaia, técnica da GAPD da SMS.

Já Jathyla Sales, assistente social da GAPD, destacou que a ação contou com a presença de diversos parceiros. “Hoje estamos com a presença dos Centros Especializados em Reabilitação, Pestallozi, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Adefal, Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), Clínica Guri, Pam Salgadinho, Funbrasil, Associação dos Hemofílicos de Alagoas, Instituto Crescer e Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (Assista), que estão engajados nas ações mostrando os trabalhos desenvolvidos. O público externo também foi convidado a participar da ação com a oferta de serviços de aferição de pressão e teste glicêmico”, afirmou.

Além das instituições parceiras, a ação no Centro contou com a presença de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem e Ouvidoria do SUS.

Continuidade das ações

Nesta quarta-feira (4), a partir das 8h, os usuários atendidos pelos serviços de reabilitação farão apresentações culturais no pátio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Já na quinta-feira (5), os usuários atendidos pelos CERs farão apresentações culturais no Parque Shopping, a partir das 14h e encerrando as ações comemorativas do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, será realizada no sábado (7), mais uma edição do projeto Praia Acessível, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj). A concentração das atividades será na Praça Gerônimo Cerqueira, na Pajuçara, próximo ao restaurante Dragão.

Data

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. A data tem o objetivo de informar à população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência, seja ela física ou mental. Além disso, busca também conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]