Dólar com. 5.1146
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
12/12/2019 às 23h59

Geral

Cidadão Vigilante: programa encerra ações de 2019

Ação mobilizou todos os alunos, docentes, técnicos e servidores da escola Nise da Silveira. - Divulgação

Lançado pela Vigilância Sanitária de Maceió em maio deste ano, o Programa Cidadão Vigilante teve suas atividades finalizadas nesta quarta-feira (11), com a realização da Mostra Cultural de Vigilância Sanitária e Saúde Bucal na Escola Municipal Dra. Nise da Silveira.

O programa, que nesta ação reuniu cerca de 360 alunos, iniciou a atividade na escola na semana passada, com a apresentação de palestras ministradas por técnicos da Visa Municipal e acompanhamento da equipe de Saúde Bucal. Com a Mostra Cultural, as crianças participaram de um grande momento de interação acerca dos conhecimentos adquiridos nas atividades realizadas no ambiente escolar.

De acordo com a médica-veterinária e inspetora de alimentos Adriana Guimarães – uma das coordenadoras do Programa – a proposta do programa é estimular a formação de cidadãos conscientes e capazes de exercerem o papel de fiscal da Vigilância, identificando e denunciando adequadamente qualquer situação de risco à saúde. Assim, cientes da função da Visa e de como ela está presente no cotidiano das pessoas, eles poderão promover saúde para si mesmos e para todos os que estão ao seu redor.

“Essa é a última escola contemplada em 2019 e, como nas outras quatro onde foram realizadas as atividades, as crianças participaram, perguntaram e contaram acontecimentos dos seus cotidianos. Com essa ação, esperamos que as crianças multipliquem esse conhecimento em casa e cresçam com uma visão diferenciada”, afirmou a inspetora de alimentos.

Programa

O Programa Cidadão Vigilante é uma iniciativa da Vigilância Sanitária de Maceió e tem como proposta a formação de um cidadão consciente do seu papel na comunidade, trazendo parâmetros para uma nova visão dos produtos e serviços regulados pela Vigilância Sanitária, além de contribuir com o surgimento de multiplicadores.

Em 2019, a iniciativa foi levada para cinco escolas púbicas do município – Monsenhor Antônio Assunção Araújo, Doutor Orlando Araújo, Cícera Lucimar de Sena Santos, Pompeu Sarmento e Nise da Silveira – alcançando, em 7 meses, um total de 1.560 crianças. De acordo com a Coordenação da Vigilância Sanitária de Maceió, o programa se estenderá durante todo o ano de 2020 a outras escolas do município.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]