Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/04/2020 às 12h49

Geral

Como falar sobre o novo coronavírus com as crianças: psicóloga dá as dicas

Dicas, cuidados e orientações para pais, gestantes e crianças

Os pais devem passar para as crianças segurança, sinceridade, objetividade e clareza - Felipe Brasil/Agência Alagoas

A rápida resposta oficial para o combate ao Covid-19 (novo coronavírus) em Alagoas trouxe medidas que alteram radicalmente o cotidiano e a rotina doméstica. O agente infeccioso é comprovadamente democrático. Ninguém está imune – apesar do índice relativamente baixo de letalidade – em torno 3,6%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Todos correm risco de contágio, mas os especialistas identificaram perfis ainda mais vulneráveis. Idosos, fumantes, asmáticos, pacientes renais e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Nestes casos, a taxa de mortalidade aumenta para 14%. Por isso, o esforço de todos pode salvar muitas vidas.

Até o momento, crianças e gestantes não integram os chamados grupos de risco. De todo modo, o momento exige atenção e cuidados redobrados com o público inserido na chamada primeira infância – mamães em gestação e seus filhos com idade entre 0 e 6 anos.

O primeiro passo é abordar o tema com a garotada. “Estamos vivendo uma situação de urgência e emergência e isso não pode ser escondido das crianças”, orienta a psicóloga Carla Rabelo. “Temos que aproveitar o momento para conscientizar sobre os cuidados com a higiene, e também explicar porque eles não estão podendo ter contato com outras crianças e até com parentes, como os avós”, assinala.

Para a especialista, mesmo com receio da doença, os pais devem passar segurança, sinceridade, objetividade e clareza. A linguagem a ser adotada para compartilhar a informação vai depender da idade da criança e da dinâmica da própria família.

“Às vezes, pode ser de maneira lúdica, contando uma história ou rabiscando um desenho, mas sempre esclarecendo tudo o que está acontecendo”, exemplifica Rabelo, ela própria mãe de três crianças. “O importante é explicar as medidas de prevenção e reforçar que bastam pequenos cuidados para ficar protegido”.

Fortalecer vínculos

Na prática, a atitude da mamãe e do papai é sempre o melhor exemplo, principalmente numa fase cujo aprendizado acontece por observação. Mas caso a primeira conversa não dê resultado, vale insistir com o tema. Cuidado apenas com o bombardeio de informações alarmantes e até desnecessárias. A responsabilidade dos pais é dar o exemplo e proporcionar acolhimento e não gerar pânico e ansiedade.

“É um momento para fortalecer vínculos, propondo atividades caseiras, como ler ou cozinhar juntos e propor jogos e brincadeiras da infância de outras épocas”, recomenda a psicóloga.

Atenção especial para as crianças situadas na faixa etária entre 2 e 4 anos. Elas podem não estar preparadas para assimilar tantas informações. “Elas podem até não compreender claramente, mas estão sentindo todo esse movimento diferente dos pais, na escola e – no caso de quem integra alguma religião –, na própria igreja”, comenta.

Para quem vive a gravidez, além de seguir à risca as orientações médicas, sanitárias e nutricionais, a recomendação de ordem psicológica é simples: “É o momento de a gestante olhar para si”, sugere Carla Rabelo. “Quando se está grávida, pensa-se muito no bebê e isso gera uma série de medos e ansiedades. A mãe precisa estar bem emocionalmente para receber a criança. Para isso, ela pode fazer atividades que dão prazer e sentido à própria vida”.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]