Dólar com. 5.1652
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/08/2020 às 08h00

Geral

Endy Mesquita, uma marca digital

Foto: Frank Cavalcante

Seu nome é Endy Mesquita, empresária de joias artesanais, digital influencer, mãe de Otto, previsto para nascer em dezembro, e esposa de Gustavo. É também arquiteta e bailarina. Filha de Dorinha e Assis, irmã de Tayná e Diego. Tem três lojas físicas e uma online. Nesta pandemia da Covid-19, manteve os empregos de 18 funcionários e de 20 colaboradores e tenta, nesta retomada gradual, recompensar as perdas financeiras, ainda incalculáveis, deste período de longos quatro meses com mais criatividade, inovação e investimento nas vendas por delivery. 

Por Redação

Em março deste ano, mesmo antes dos decretos estadual e municipal serem publicados determinando o fechamento do comércio, a empresária Endy Mesquita adotou essa medida em suas três lojas, duas em Maceió e uma em Arapiraca. “Preocupei-me com os clientes e com os meus colaboradores”, justifica Endy, que manteve aberta apenas a loja online, intensificando as vendas por delivery. “Não foi fácil e nem está sendo agora na retomada, os prejuízos ainda estão sendo calculados pela minha consultoria financeira, mas, graças a Deus, não demitimos ninguém e espero não ter que fazer isso”, diz a empresária. 

“O delivery funcionou bem porque era um trabalho que a gente já vinha fazendo para Maceió e outros estados, só tivemos que intensificar o atendimento às demandas, mas tínhamos a dinâmica pronta”, acrescenta, acreditando que o “normal” na economia deve demorar a voltar e que o investimento do futuro vai ser mesmo o online. “Agora é trabalhar mais para melhorar as vendas virtuais”, destaca, assegurando que adotou todas as medidas de segurança preventiva ao coronavírus em suas lojas físicas nesta reabertura. “Estamos cumprindo todas as determinações e muito mais para que clientes e colaboradores se sintam seguros em nossas lojas”, enfatiza. 

Mas, como nasceu a marca Endy Mesquita? Segundo a empresária, essa é uma história que tem origem no dom de sua mãe, Dorinha, como costureira e figurinista de escolas de ballet em Maceió. Endy ajudava a mãe e aprendeu com ela algumas habilidades, como bordar pontos de cruz e fazer acessórios para as roupas das bailarinas. “Eu fazia coroas, bordados, e comecei a gostar desse tipo de trabalho, então, um dia, ao postar na internet colares que fiz, um para mim e outro para minha irmã, para irmos a uma festa, muita gente começou a perguntar onde tínhamos comprado. Comecei a fazer bijouterias para vender e chegamos até aqui”, conta. 

“Quando terminei meu curso de arquitetura, e já fazia ballet, meu pai me perguntou se eu iria ser arquiteta, bailarina ou vendedora de bijouterias. E eu respondi que era vender minhas peças que me fazia feliz”, lembra Endy, que começou sozinha a construir seu empreendimento. “Foi difícil no começo porque eu não tinha capital de giro, não tive patrocínio, então, era vendendo uma peça e pegando o dinheiro para comprar mais material.  Hoje eu acredito que isso tenha sido muito bom, porque eu comecei a valorizar mais cada centavo que entrava na minha empresa”, afirma a empresária, que tem hoje como sócios na parte administrativa dos negócios, o marido Gustavo e a irmã Tayná Mesquita. 

A criação das peças é resultado do trabalho de Endy e de uma equipe contratada por ela, própria para isso. Em 2019, a empresária lançou uma coleção em homenagem ao Sururu, Patrimônio Imaterial de Alagoas, mas treinou e pagou a um grupo de mulheres do Vergel do Lago, indicadas pela ONG Instituto Mandaver, com sede nesse bairro, para a montagem das peças. Hoje, duas delas trabalham no Ateliê Endy Mesquita e outras se tornaram colaboradoras, mas ela quer levar adiante esse tipo de projeto social: “Além de ajudar socialmente essas pessoas, estamos incentivando o empreendedorismo local”. 

Leia mais:

Mais de 250 mil seguidores no Instagram (pessoal e empresarial) 

A energia em cor e brilho 


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]