Dólar com. 5.1158
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/09/2020 às 08h42

Geral

Sou Sabor, a moda da salada no pote

Advogada vira chef, cria cardápios saudáveis e investe nas redes sociais para vender por delivery

Flávio Cavalcanti

Andreia Santana, advogada, criou a salada no pote e deu vida a uma empresa chamada Sou Sabor, que atende a um público fitness em Maceió. A queridinha do car­dá­pio é a Tropical, com massa, frutas e folhas, explica a empresária, que só atende por delivery e a pessoas que buscam emagrecer através da reeducação ali­mentar, sob orientação médica. “Nor­malmente, essas pessoas estão numa faixa etária de 30 a 60 anos”, destaca.

Mas como uma advogada foi parar numa cozinha e preparar saladas para sobreviver? Andreia conta que sempre frequentou academias de ginástica, adepta a dietas alimentares, e acabou tra­balhando em um município onde não havia nenhuma opção nesse sentido. Aí ela precisou se reinventar, pesquisou, foi a fundo, e surgiu a ideia de fazer saladas, colocar em um pote (uma prática já então muito usada nas regiões Sul e Su­des­te do país), e leva-lo com ela pa­ra o trabalho, depois passou a le­var à praia quando estava em Maceió, e a outros locais que ia e precisava se alimentar.

“Os amigos foram vendo, começaram a me pedir para com­partilhar com eles, e como gosto muito de cozinhar, criar essas sa­ladas tornou-se, a princípio, um hobby, mas a demanda foi crescendo e eu achei que esse poderia ser um caminho profissional”, diz Andreia, acrescentando que a essa época já pensava em deixar o interior e voltar para Maceió. “Era uma oportunidade e me apeguei a ela, acreditei nela”, reforça.

“Falei com um primo meu, que é da área de Marketing, criei o nome e ele a logomarca, o resto foi con­se­quência de trabalhar bem o pro­du­to”, completa, lembrando que não tem loja física, só virtual. Para os car­dápios, a empresária conta que divi­de a criação com a filha, nutri­cionis­ta. “A maioria de quem nos pro­cura quer saladas que te­nham sem­pre um carboidrato sau­dável, batata doce, macarrão de arroz, abóbora e uma proteína”, informa Andreia, citando ainda como ingredientes as folhas.

Os cardápios são refeitos a cada seis meses, e ela revela que sua clientela não gosta muito de mudanças no dia-a-dia, mas ga­rante a qualidade de cada ingrediente que vai ao pote. Segundo Andreia, a sua vontade era trabalhar com produtos cem por cento orgânicos, mas lamenta que essa produção em Alagoas é precária e o custo muito alto, não tem como tirar isso do consumidor.

“Compro meus produtos de um mesmo fornecedor há dois anos, gosto da qualidade dele, sempre tem produtos novos, e quando quero alguma fruta ou folha diferente, eu vou ao Palato (supermercado, com endereços na Ponta Verde e Farol), mas só quando preciso fazer saladas em quantidade para algum almoço ou jantar”, diz, lembrando que esse também é um serviço da Sou Sabor. “É um dos nossos carros-chefes, saladas especiais para almoços ou jantares”, repete Andreia.

Durante esses seis primeiros meses da pandemia de Covid, a Sou Sabor teve uma queda em sua de­manda de 70%. “O problema não foi o delivery, a gente já trabalhava com essa logística antes, é que muita gente, com o isolamento social, co­meçou a fazer sua própria comida em casa, eu fiquei sem uma fun­cionária, não foi fácil no início”, queixa-se e ressalta:

“Quando eu digo que o futuro da Sou Sabor é incerto, é porque nossa cultura ainda está muito longe de hábitos saudáveis e, se antes já era complicado manter uma em­pre­sa à base de saladas e sucos, agora, é difícil prever, mas não vou desistir, vou partir para outras inovações que sustentem minha empresa”.

Andreia Santana está fazendo pós-graduação em gastronomia e já sabe que o lançar para a próxima estação: sucos à base de abacaxi e morango. E faz suspense: “há ou­tras ideias, mas ainda são segredos”.

SERVIÇO

Sou Sabor

Contato: (82) 99992-6942


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]