Dia de soltar a criatividade e aprender brincando sobre as plantas e suas estruturas. Nesta quarta-feira (29), os botânicos mirins do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) tiveram uma aula sobre ilustração científica e sua importância no conhecimento botânico.
Na atividade da semana passada, as crianças aprenderam como fazer a coleta de plantas, flores e folhas, e como armazená-los corretamente. Mas o aprendizado não parou por aí. Agora, com esse material em mãos, os participantes puderam ver de perto as estruturas das plantas e replicar de forma lúdica as características de cada uma.
“Estamos mostrando a importância dessa atividade manual, criativa, e bastante científica, para que eles possam diferenciar a morfologia das plantas, o que uma tem e outra não, e poder traduzir, de forma muito mais clara, para quem está olhando de fora desse processo da botânica, as características das plantas. Hoje foi dia de revelar grandes talentos e reforçar o conhecimento nessa área”, ressaltou a consultora ambiental do Herbário MAC, Giullia Magalhães.
Para o biólogo e ilustrador Will Cavalcante, ensinar sobre ilustração científica é uma forma de reforçar o aprendizado das crianças de forma prática, pois, além de ouvir sobre isso durante as atividades, eles observam com cuidado para desenhar e entender a estrutura das plantas, criando uma visão mais ampla da forma botânica.
“Eles também aprenderam a diferença entre desenho e ilustração. O desenho, qualquer um pode fazer, mas, aqui, elas aprenderam a função de uma ilustração, que é passar a mensagem através da arte. No caso das plantas, através da ilustração elas podem identificar qual é a planta, o formato da folha, a cor e sua estrutura”, explicou. E a oficina fez sucesso entre os mini botânicos. Com olhares atentos, eles replicaram as folhas e flores coletadas, de maneira bem detalhada e colorida.
“Aprendemos a fazer uma ilustração das plantas e eu gostei muito, porque as pessoas que não sabem que plantas são podem conhecer um pouco sobre elas e entender como funcionam”, disse a botânica mirim Ana Carolina, 10 anos.
Mesmo as crianças que já desenhavam antes puderam aprender como a ilustração científica permite que eles mostrem de forma mais específica as plantas que eles querem retratar. “Eu aprendi que a ilustração é como se fosse um desenho, mas é mais informativo, científico. Eu já fazia outros tipos de desenho, mas nunca tinha desenhado esse tipo de planta antes, e eu gostei muito de aprender a desenhar elas assim também”, explicou o botânico mirim Darwin Lourenço, 11 anos.
As atividades do projeto, conduzido pelo Herbário MAC, continuam com novas oficinas e vivências voltadas ao aprendizado prático sobre o universo das plantas, estimulando a curiosidade e o olhar científico das crianças.
Fonte: Raissa Matias / Ascom IMA/AL