Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
19/10/2020 às 23h00

Geral

Dia D: Maceió Rosa leva serviços de saúde ao Centro na próxima sexta-feira

Atividades acontecem no Calçadão do Comércio

A Campanha Maceió Rosa, que este ano tem como tema “O cuidado é transformador”, realizará, na próxima sexta-feira (23), o Dia D de combate ao câncer de mama. A ação irá ocorrer no Calçadão do Comércio, das 8h às 13h, e contará com serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Maceió e e parceiros.

No Dia D, equipes da Secretaria Municipal de Saúde irão disponibilizar encaminhamentos para a realização de mamografias a mulheres dos 50 aos 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Além disso, quem comparecer ao local também terá acesso à aferição de pressão arterial e ao teste de glicemia, bem como informações sobre os cuidados relacionados à importância do exame precoce na detecção do câncer de mama.  

Segundo a assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Marina Toledo, a Diagnose, prestadora de serviço, irá fazer a marcação dos encaminhamentos. “O público-alvo dentro da faixa etária não precisa ter nenhum exame preventivo para acesso à mamografia. A mulher que for já vai sair do Centro com o dia de realização do exame. Lembrando que o câncer de mama, se descoberto no início, tem 60% de chances de cura, o que torna imprescindível a realização da mamografia anualmente”, enfatizou.

Devido à pandemia de Covid-19, quem desejar participar das ações do Dia D deve estar atento ao uso obrigatório da máscara. Nesta edição, alguns serviços, como os testes rápidos (Sífilis, Hepatite e HIV), não serão ofertados para evitar aglomeração. No local, a Guarda Municipal vai ordenar distanciamento social entre as participantes da ação. 

Como parte do esforço dos protocolos de atenção e cuidados contra o coronavírus, a Prefeitura de Maceió precisou adaptar a programação do Maceió Rosa 2020. A conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama tem sido realizada especialmente nas unidades de saúde e por meio da internet.

Maceió Rosa 2020

Instituída em 2014, a Campanha Maceió Rosa é uma ação educativa e de saúde pública da Prefeitura de Maceió, cujo objetivo é falar sobre a relevância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa, em alusão ao Outubro Rosa,  promove, entre outros serviços, a realização de exames de mamografia para mulheres da faixa etária de 50 a 69anos (conforme preconiza o Ministério da Saúde) nos equipamentos da rede pública de saúde. Além disso, a campanha garante apoio a instituições não governamentais atuantes na rede de atenção às mulheres com câncer de mama. Este ano, participam as ONGs Casa Rosa e Grupo de Mama Renascer.

Em 2020, o Maceió Rosa traz o coração rosa posicionado no centro de uma representação visual com a mensagem “O cuidado é transformador”, circundada por três frases incentivadoras – “Cuide de seu corpo”, “Faça sempre seus exames” e “O autoexame faz a diferença”. Juntas, em formato circular, as mensagens, com o coração ao centro, remetem ao formato da mama, ressaltando que o autocuidado é o que impulsiona a atenção à saúde da mulher e durante o mês de outubro, especialmente, o cuidado com as mamas é o foco principal dessa atenção.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]