Dólar com. 5.0304
IBovespa 0.58
19 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Inscrições no Fies podem ser feitas até esta segunda
23/10/2020 às 16h53

Geral

Dia D: Maceió Rosa leva ações de prevenção ao Calçadão do Comércio

Serviços oferecidos integram a programação do Maceió Rosa e buscaram alertar as mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Mulheres foram atendidas durante a feira de serviços. - Polyanna Monteiro/ Ascom-SMS

Com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na manhã desta sexta-feira (23), no Calçadão do Comércio, uma feira de serviços. O evento marca o Dia D da campanha Maceió Rosa, criada para alertar sobre a importância dos cuidados preventivos para o câncer de mama.

De acordo com Verônica Brandão, gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, os serviços deste ano estão sendo oferecidos de maneira mais restrita, por conta da pandemia de Covid-19. “Hoje estamos fazendo solicitações de mamografia com as mulheres que estão no público-alvo da campanha, de 50 a 69 anos, e já estamos fazendo também a marcação, com a clínica que presta esse serviço. Além disso, também estamos oferecendo a aferição de pressão e glicemia capilar”, destacou.

“As outras faixas etárias que necessitam da mamografia têm passar por uma consulta médica antes. Devem ir até uma unidade de saúde pra realizar essa solicitação. Todas as unidades de saúde do Município estão fazendo esse atendimento”, acrescentou Verônica.

A aposentada Maria Lúcia participou das ações. “Todo ano eu faço os exames, mamografia, citologia e exames de sangue. É muito importante cuidar da saúde, porque essa doença é perigosa demais, então é uma oportunidade boa que não podemos perder”, afirmou.

A dona de casa Benedita da Silva, que já teve câncer de mama, segue atenta aos cuidados e também procurou atendimento. “Espero que as mulheres que estão aqui tenham a mesma oportunidade que eu, de detectar a doença no início e assim consigam se curar mais rapidamente”, alertou.

Já Marina Toledo, assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, avalia que mesmo em um formato diferente, por conta da pandemia, a campanha conseguiu índices positivos de adesão. “Em 2020, a gente conseguiu fazer um trabalho mais voltado para a mamografia e mesmo com a queda no número de mulheres que realizaram o exame, por conta da pandemia, avaliamos de maneira bastante positiva as ações que vem sendo realizadas”, pontuou.

“Dentro das Unidades de Saúde, durante o resto do mês de outubro e prolongando para novembro, qualquer pessoa de 50 a 69 anos vai ter acesso a guia para fazer sua mamografia sem precisar passar pelo médico”, ressaltou Marina.

A professora especialista em Urgência e Emergência da Unit e responsável pelos atendimentos levados pelo Centro Universitário, Marta Cavalcante, destaca a importância das ações do Dia D durante a reabertura controlada das atividades. “A maioria das mulheres que recebemos hoje aqui respeitou o período de isolamento social e deixou de fazer os exames de rastreamento. Estamos aproveitando para ‘resgatar’ essas pessoas e atender esta demanda reprimida para que todas estejam em dia com a saúde”, disse.

Cerca de 300 encaminhamentos para mamografias foram emitidos e a ação realizou ao todo mais 600 atendimentos gratuitos aos diversos serviços de saúde disponíveis.

A ação desta manhã contou com a parceria da Clínica Diagnose, do Centro Universitário Tiradentes (Unit) e da Casa Rosa, instituição que presta atendimentos gratuitos na prevenção e apoio às mulheres com câncer em Maceió.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]