Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/02/2021 às 12h04

Geral

Programa de Compensação cria atendimento para comerciantes e empresários

Iniciativa atende a uma demanda da comunidade e vai agilizar a realocação dos negócios e a compensação financeira dos empresários

Divulgação

O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação está criando um atendimento exclusivo para os comerciantes e empresários das áreas de desocupação em Maceió. A iniciativa atende uma demanda da comunidade, e tem como objetivo fazer a realocação dos diferentes tipos de negócios locais com ainda mais agilidade, contemplando empresas de todos os portes como pequenas e microempresas, microempreendedores individuais (MEIs) e negócios informais desenvolvidos nos imóveis desocupados. 

O atendimento dedicado a comerciantes e empresários conta com técnicos sociais exclusivos, que tiram as dúvidas e dão suporte no levantamento de informações e documentos. O foco é agilizar a antecipação de um valor específico para necessidades adicionais da realocação – por exemplo adequação do novo espaço ou verbas trabalhistas – para a manutenção das atividades. O levantamento das informações e documentos também será usado para calcular o valor da compensação financeira. 

O fluxo de realocação dos comerciantes e empresários começa com a identificação do imóvel pelos técnicos sociais. Equipes de mudança organizam e embalam todo o maquinário, equipamentos e estoque de produtos, que são levados na data agendada a um novo endereço da empresa – ou a um depósito. A Braskem cobre todo o custo de realocação. 

Nesta etapa, o empresário pode pedir um adiantamento da compensação financeira para cobrir despesas extras referentes à mudança de local, desde que comprovada a necessidade. Essa antecipação atende a pedidos feitos pelos próprios comerciantes e integra o último aditivo ao Termo de Acordo assinado pela Braskem com as autoridades*, em dezembro de 2020. O valor do adiantamento é definido de acordo com o porte de cada empresa. Microempreendedores individuais e empresários que desenvolvam atividade econômica de maneira não formal têm direito a um adiantamento no valor de R$ 10 mil para cobrir gastos adicionais com a realocação. Há, ainda, outros dois tipos de antecipação: a primeira é a apresentação de um orçamento para comprovação de gastos; outra possibilidade é a antecipação de valores definidos que variam de acordo com o porte da empresa (micro, pequena, média ou grande empresa). 

Foram identificados 1.761 comércios ou empresas em toda a área de desocupação, incluindo imóveis mistos, em que o morador exercia alguma atividade comercial em sua casa. Todas as 382 empresas e comércios existentes na área de resguardo e nas zonas A, B e C já foram realocados. Nas zonas D, E, F e G, mais de 90% já foram realocados. Recém-incluída no Programa, a zona H já tem 157 empresas e comércios identificados. 

Jornada de compensação

Durante toda a jornada de compensação, o comerciante ou empresário deverá estar acompanhado de um advogado escolhido por ele. Os custos com honorários do advogado são pagos pela Braskem**. Para definir o valor da compensação, são avaliados o tipo de negócio, a renda (faturamento), e as características do imóvel, dentre outros fatores. Em caso de fechamento da empresa, as despesas atreladas a esse processo serão consideradas na indenização.

Feito o cálculo dos valores, a proposta de indenização é apresentada em uma reunião com o comerciante, seu advogado, um facilitador do Programa e um representante legal da Braskem, onde são esclarecidas as dúvidas. Uma vez aceita a proposta, as partes assinam um termo de transação, que segue para homologação da Justiça. Em até 5 dias úteis após a homologação judicial, os valores são pagos pela Braskem.

Para saber mais sobre as iniciativas direcionadas aos comerciantes dentro do Programa de Apoio à Realocação e Compensação Financeira da Braskem, acesse braskem.com/alagoas ou ligue para 0800 006 3029.


Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]