Dólar com. 5.2864
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Setur divulga lista de municípios validados no Mapa do Turismo Brasileiro
15/04/2021 às 15h17

Geral

Vídeo com discussão entre jornalista e ex-prefeita é anterior à pandemia

Conteúdo compartilhado diz falsamente que o jornalista Roberto Cabrini estaria em Macapá para investigar fraudes em compras de “kits de Covid-19”.

Agência Alagoas

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma discussão entre o jornalista Roberto Cabrini e uma mulher. O texto que tem sido compartilhado junto à filmagem afirma que a mulher seria a prefeita de Macapá e a reportagem trataria do superfaturamento em compras relacionadas à Covid-19. O vídeo é de uma reportagem realizada antes da pandemia, portanto o conteúdo compartilhado é falso. 

Na verdade a reportagem foi realizada em 2015 e abordou uma investigação sobre fraudes em compras de merenda escolar na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. 

“Roberto Cabrini desembarca em Macapá pra fazer uma reportagem sobre o superfaturamento de 5000% em cima dos kits de Covid-19, olha a reação da prefeita do DEM”, afirma o texto que acompanha o vídeo. “Renanzinho sua vez vai chegar”, diz ainda uma outra mensagem.

Na verdade, as imagens mostram uma discussão ocorrida entre o jornalista Roberto Cabrini e Rivanda Batalha, ex-prefeita do município de São Cristóvão, em Sergipe, em junho de 2015, e aconteceu no estúdio de uma rádio local . A situação aconteceu após uma reportagem, exibida no SBT,  denunciar fraudes no processo de licitação para a compra de merenda escolar.

Outra informação falsa é a de que o Macapá teria uma prefeita filiada ao DEM. Desde 1º de janeiro o executivo municipal é comandado por Antônio Furlan (PTB), sucessor de Clécio Luís, que em 2020 estava filiado à REDE. 

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui  para enviar agora.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]