Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/04/2021 às 15h20

Geral

Caixa assegura que clientes poderão buscar seguro para contratar financiamento

Reunião aconteceu na sede da Superintendência da Caixa Econômica Federal em Alagoas. Foto: Reprodução/Google Street View

 

A Caixa Econômica Federal assegurou à Prefeitura de Maceió que poderá franquear a clientes propostas de seguro para contratação de financiamento pelo banco federal. A afirmação foi feita na tarde desta sexta-feira (16), em reunião entre o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros), Ronnie Mota, e o superintendente nacional de habitação da Caixa Econômica Federal (CEF), Alexandre Cordeiro.

O superintendente explicou que o serviço só será disponibilizado nos casos em que as quatro seguradoras franqueadas pela CEF se neguem a fornecer as apólices para contratação do financiamento. Ainda segundo Cordeiro, havendo a negativa da contratação de uma apólice particular, a CEF devolve até a alíquota de contratação do financiamento, mas não é obrigada a apresentar uma justificativa.

Para o coordenador do GGI dos Bairros, a decisão é razoável, tendo em vista os prejuízos que já foram causados ao município pela divulgação de uma lista com CEPs de 15 bairros da cidade que deveriam ter o financiamento negado pelo afundamento que atinge os bairros de Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol.

“O problema causado pelo afundamento do solo atinge uma área que representa 5,5% de Maceió. Com essa lista, o prejuízo financeiro foi imensurável. A área comprometida de Maceió passou para 8,6% compreendendo, em sua totalidade, o principal de corredor de transporte e trânsito da cidade e sem sequer ter um argumento científico que justifique a decisão, ou seja, o problema causado foi de igual proporção ao causado pela mineração”, destacou Mota.

O coordenador do GGI dos Bairros ressaltou que o município também não ficaria satisfeito se o preço das apólices subisse para compensar o possível risco em uma área que não esteja afetada pela subsidência.

Também esteve na reunião o diretor executivo de produtos da Caixa Residencial, Alexandre Vieira. Ele confirmou a autoria da área que incluiu outros 11 bairros de Maceió sem ligação com o problema do afundamento. “O ponto de partida foi o estudo da CPRM (Serviço Geológico Nacional). Desde 2018, foram divulgados quatro mapas e, para cada um, estimei a margem de segurança de 1km. Dessa forma, busquei evitar que as seguradoras fossem impactadas por novas ampliações”, explicou Vieira.

O diretor disse ainda que não esperava que a decisão causasse impacto financeiro negativo ao município. “O meu entendimento foi o inverso, foi de que eu poderia estar livrando todo o resto do município para financiamento e deixando a área delimitada”, justificou.

Vieira explicou ainda que os casos de novos financiamentos deverão ser avaliados individualmente pelos técnicos da própria CEF. “As negociações desses financiamentos já foram retomadas, e a tendência é que as negativas sejam muito poucas. Nesses casos, o cliente poderá apresentar uma apólice para efetivar a negociação, mas há um risco que a gente não conhece. Por isso, nossos técnicos vão elaborar os laudos caso a caso e, havendo a possibilidade, eu devo aceitar os financiamentos”, garantiu Vieira.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]