Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/05/2021 às 13h05

Geral

Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual têm acolhimento garantido em AL

Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual atendeu 172 crianças e adolescentes

M.C.S. recebe atendimento na Área Lilás do HM há nove meses - Carla Cleto/Agência Alagoas

Proteger crianças e adolescentes é um dever da família, da sociedade e do poder público, como está expresso na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mas, a cada hora, três crianças ou adolescentes são abusados no Brasil e, 80% dos casos, acontecem dentro de casa, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, divulgados e 2020.

Essa situação trágica foi vivida por M.C.S., uma menina de apenas 12 anos, abandonada pela mãe e com paralisia cerebral. A criança morava com a avó, no município de Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas, e foi a tia avó, que mora em Maceió, que durante uma visita à criança, percebeu algo estranho na região genital da menina, na hora de trocar a fralda.

“Vimos que tinha alguma coisa errada, avisamos para a minha irmã, avó de M.C.S., para ela levar a menina no médico para uma consulta. Minha irmã disse que a levou até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porto de Pedras, e falou que não tinha nada de errado com a criança”, recorda a tia avó.

Entretanto, depois de um tempo, ela disse ter voltado para visitar a sobrinha neta e percebeu que o quadro continuava o mesmo. “Na mesma hora a levamos para a UBS e o médico suspeitou que a criança estivesse com HPV. Por se tratar de uma criança, suspostamente violentada sexualmente, ele acionou o Conselho Tutelar”, contou a tia avó.

Área Lilás

Os conselheiros tutelares levaram M.C.S. até a Área Lilás do Hospital da Mulher (HM), situado no bairro Poço, em Maceió, que é principal porta de entrada da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), em Alagoas. Ao chegar à unidade, a criança foi acolhida pela equipe multidisciplinar, sendo atendida por médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras.

A tia avó conta que a menina chegou em Maceió em uma situação crítica, muito magra e com os músculos enrijecidos. Ela ainda fala que o primeiro contato de M.C.S. foi com uma pediatra, uma ginecologista e uma psiquiatra. Após diversos exames feitos na unidade, veio a confirmação da infecção pelo HPV, e de que a criança também havia sido estuprada.

“Suspeitamos que tenha sido o esposo da avó dela que fez isso, porque ele ficava durante dias sozinho com a menina, dava banho, trocava fralda, e dormiam na mesma cama, era ele para tudo. Mas agora M.C.S. está sendo muito bem cuidada pela bisavó, e por todos da minha família”, relatou a tia avó.

Ela conta que a sobrinha neta já está há nove meses em tratamento na RAVVS e tem sido excelente para o desenvolvimento dela. “Hoje ela é outra criança, não tem mais um olhar triste que carregava e, fisicamente, evoluiu muito, de um jeito que a gente não imaginava. Antes ela não falava nada e agora já consegue se comunicar dentro das limitações que a paralisia cerebral permite”, contou a tia avó.

M.C.S. continua com os atendimentos e acompanhamento psicológico da equipe da RAVVS, que pela dificuldade de locomoção da paciente, disponibiliza um carro para buscar e levar a menina para as consultas. Além do apoio clínico, a RAVVS também está dando suporte jurídico para a tia avó, que busca na justiça ter a guarda da menina.

A RAVVS

O trabalho desenvolvido pela RAVVS é feito por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, médico perito e agente da Polícia Civil. A equipe multidisciplinar também conta com o apoio de uma rede intersetorial composta por órgãos da segurança pública, da Justiça, conselhos tutelares, Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), da Educação (Seduc), da Assistência Social (Seads), da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).

Para Camille Wanderley, psicóloga e coordenadora da RAVVS, a campanha Maio Laranja vem alertar toda a população sobre os impactos que a violência sexual desencadeia no público infanto-juvenil. “O mês de maio e esta terça-feira [18], Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é o momento importante para convocar toda a sociedade a participar do combate e enfrentamento à exploração e violência sexual. Também é uma oportunidade para discutirmos as sequelas, uma vez que esse tipo de violência causa grandes impactos no desenvolvimento da criança, refletindo-se na vida adulta”, salienta a psicóloga.

Os serviços da RAVVS funcionam desde 2018 e, além da Área Lilás do HM, as vítimas podem procurar atendimento na pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió; no Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Dados assustadores

Crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos estão entre as principais vítimas da violência sexual atendidas pela RAVVS. Somente em 2021, nos quatro primeiros meses do ano, a equipe da Área Lilás do Hospital da Mulher atendeu 250 pacientes e, desse total, 172 foi do público infanto-juvenil, o que representa 68,8% do atendimento anual.

“Desde outubro de 2018 estamos desenvolvendo uma política pública voltada para uma assistência qualificada, humanizada, acolhendo as vítimas com sigilo, conforto e dando o apoio necessário para todos os pacientes”, destacou Camille Wanderley.

Quando as vítimas de violência sexual procuram a RAVVS, elas passam por exames como o beta HCG, para a o diagnóstico de gravidez, um hemograma completo e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. Os pacientes também tomam medicamentos profiláticos, como o antirretroviral para uma possível infecção pelo HIV e fazem uso da pílula do dia seguinte.

Denunciando casos de violência sexual

A população pode denunciar os casos de exploração e violência sexual indo na Área Lilás do Hospital da Mulher, por meio dos números (82) 3315-1393, (82) 98882-9765, pelo 180 ou pelo Disque 100, que funcionam durante 24 horas por dia.

A coordenadora da RAVVS reforça que a população não precisa ter medo em denunciar e que as denúncias também podem ser feitas por meio do aplicativo Fica Bem, desenvolvido em 2020 pela Sesau, em parceria com o Centro Universitário Cesmac, e que está disponível na PlayStore para aparelhos celulares com o sistema operacional Android.

“Ninguém precisa ficar temeroso em fazer uma denúncia, pois todo o processo acontece em sigilo, preservando a identidade de quem está denunciando. O aplicativo surgiu pela diminuição das denúncias de violência sexual durante o período mais crítico da pandemia”, disse.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]