Dólar com. 5.007
IBovespa -0.93
18 de junho de 2021
min. 21º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel SMTT altera sentido de ruas no bairro de Mangabeiras a partir deste sábado (19)
11/06/2021 às 16h00

Geral

Instituto Yandê completa 9 anos a serviço das comunidades da APA Costa dos Corais

Criada por moradores da região, a Organização cresceu e hoje desenvolve projetos em parceria com diversos órgãos visando o desenvolvimento local e sustentável

Divulgação Instituto Yandê

Em tupi-guarani, Iandê significa nós e nosso. Com o y no lugar do i, a palavra acrescenta ao seu significado o adjetivo grande. Um grande coletivo que se transformou em organização da sociedade civil criada por um grupo de moradores dos municípios de Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Neste sábado (12), o instituto celebra 9 anos de atuação, colecionando ações voltadas para a região.

A OSC abrange toda a área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais com projetos que buscam contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, nas áreas de Educação, Cultura e Meio Ambiente.

Em virtude da pandemia de Covid-19, o aniversário não será comemorado com o já tradicional Forró Milagreiro. Mesmo sem festa, não faltam motivos para celebrar a data. Conheça algumas das ações do Yandê.

Educação para todos

Na luta pelo incentivo à leitura, o Yandê montou uma biblioteca pública na sua sede que pode ser acessada por todas as comunidades locais, através de empréstimos gratuitos. Hoje o espaço conta com um acervo de mais de 3 mil livros de todos os gêneros e para todas as idades. Também são realizadas rodas de leitura, contação de histórias e atividades recreativas com as crianças, através do uso da arte.

Por um turismo responsável

Junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi formada em 2018 a primeira turma do projeto Conduta Responsável. De lá para cá, já foram capacitados mais de 185 condutores náuticos, entre jangadeiros, condutores de lanchas e de catamarãs, para atuarem de forma segura na APA Costa dos Corais, que é uma área de proteção ambiental costeiro-marinha. Graças ao sucesso obtido, o projeto chegou a Unidades de Conservação de outros estados, tendo sido ministrado também para condutores de visitantes de APAs localizadas em Pernambuco e na Paraíba.

Explorando a região

Em outubro de 2019, o Instituto Yandê realizou a Semana das Crianças. Naquela ocasião, mais de 60 crianças das comunidades locais participaram de uma expedição para explorar áreas da região que antes desconheciam. A ação contou com trilha pelo manguezal, visitas aos peixes-boi, participação no Festival Literário de Porto de Pedras e oficinas de brinquedos com material reutilizado e reciclado.

Pelo fortalecimento da identidade da mulher pescadora

Um dos maiores projetos realizados pelo Yandê, a Rede de Mulheres Pescadoras mobilizou diversas forças desde a sua idealização, em 2019, a fim de lutar pelo protagonismo feminino no mercado da pesca em toda a APA Costa dos Corais. Em conjunto com o ICMBio e com o apoio da Rede TerraMar, foram realizados debates sobre políticas públicas, geração de renda, autoestima e empoderamento. Estes encontros formaram a Rede que hoje possui autonomia e já se articula com representantes do poder público, viabilizando a garantia de direitos ligados a elas, além de contar com site próprio para revenda dos frutos do trabalho coletivo.

Resgatando memórias socioculturais

A preservação e o estímulo ao protagonismo sociocultural são algumas das bases do Instituto Yandê. Por isso, em 2020 foi iniciado o Projeto Samburá, cujo trabalho consiste em registrar as manifestações socioculturais de todos os municípios que compõem a APA Costa dos Corais, deixando-os documentados para as gerações futuras e estimulando a continuação das atividades na região. Como fruto do trabalho realizado, no mês passado foi lançada a primeira parte de uma série documental sobre o tema. Agora o grupo busca recursos para a confecção de um livro com registros fotográficos, além da realização do Festival Cultural Samburá, reunindo todas as expressões culturais através de exposições.

Novos horizontes digitais

Para estimular a inclusão digital dos moradores da região onde o acesso a este tipo de conhecimento ainda é escasso, o Instituto promove de maneira precursora, desde a sua fundação, cursos de Informática voltados à profissionalização destes indivíduos. Com turmas sempre cheias - e muitas vezes precisando fazer lista de espera -, o curso já formou centenas de moradores, contribuindo para a construção de uma cidadania criativa e empreendedora, garantindo maior liberdade social e gerando conhecimento e troca de informações.

Toda ajuda é bem-vinda

Para continuar atuando e aumentando o número de serviços prestados, o Instituto Yandê conta com a colaboração de entidades diversas, mas também do apoio popular. Doações podem ser feitas através do site da OSC e os interessados em ajudar das mais diversas formas podem entrar em contato, também, através das redes sociais do grupo ou por telefone e Whatsapp, com o número (82) 9 9123-5727.

Créditos Fotos: 

Para mais informações, consulte os links de acesso:

Site Oficial Instituto Yandê: http://institutoyande.org.br/

Instagram Oficial Instituto Yandê: fotos

Doc. Projeto Samburá - Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=aGqghI9AwGQ

Site Rede de Mulheres Pescadoras: https://costadoscorais.gestororganico.com.br/


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]