Dólar com. 5.007
IBovespa -0.93
18 de junho de 2021
min. 21º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel SMTT altera sentido de ruas no bairro de Mangabeiras a partir deste sábado (19)
11/06/2021 às 16h01

Geral

ONG canadense abre inscrições para programa de soluções hídricas em Maceió

Ação apoiada pela BRK Ambiental seleciona 40 pessoas para criação de projetos direcionados ao setor das águas na capital e mais quatro localidades brasileiras

Divulgação

O projeto WIL Brasil, criado pela ONG canadense Waterlution, anuncia a abertura das inscrições para a quinta edição do Laboratório de Inovação da Água – programa que propõe conhecimento, inovação e desenvolvimento colaborativo para solucionar os desafios hídricos do Brasil. 

A iniciativa, que conta com o apoio da BRK Ambiental, uma das maiores empresas privadas do setor de saneamento do Brasil, é direcionada a jovens de todo o país, com idades entre 18 e 35 anos. Os 40 participantes selecionados em diversas regiões do Brasil vão avaliar os desafios hídricos do país e buscar novos caminhos para o setor das águas em Maceió e mais quatro localidades: Salvador (BA), Foz do Rio Doce (ES), Morro do Preventório (RJ) e Tekoa Guyra Pepo - Aldeia Guarani (SP). 

O processo seletivo, que preza pela diversidade de raça, gênero e orientação sexual, tem como objetivo reunir pessoas com diferentes formações, experiências e conhecimentos a fim de buscar soluções para questões como acesso e qualidade da água, gestão de recursos hídricos, saneamento urbano, rural e ecológico, descontaminação de corpos hídricos, gestão integrada e alternativas para a gestão das águas. 

“O WIL Brasil é um movimento fundamental, principalmente no Brasil, pois o país ainda precisa avançar muito para solucionar os problemas relacionados ao abastecimento de água para toda a população. Acreditamos que a atuação coletiva pode contribuir com o desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes para as diferentes realidades de cada região do país”, reforça Carlos Almiro, head de gestão de riscos e sustentabilidade da BRK Ambiental.

Os selecionados vão participar de um programa de desenvolvimento de habilidades de liderança, com mentorias especializadas, entre os meses de julho e outubro. Na etapa seguinte, durante os meses de outubro de 2021 e fevereiro de 2022, será iniciada a fase de desenvolvimento dos projetos e prototipagem de soluções. A proposta é que as ideias sejam colocadas em prática nos cinco territórios brasileiros. 

O WIL Brasil também conta com a cooperação da UNESCO Brasil e parceria da Purificadores Europa, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA), além de organizações e grupos locais dos cinco territórios e da rede WIL.

Inscrições

As inscrições para o programa podem ser feitas até o próximo dia 27, no site da Waterlution. Cada participante pode escolher como contribuir financeiramente com a inscrição, de acordo com a condição atual de cada pessoa, com a possibilidade de isenção da tarifa. Os valores arrecadados serão aplicados na formatação dos projetos.

Podem se inscrever pessoas com cursos ou interesses em áreas como engenharia, biologia, química, educação, oceanografia, artes, urbanismo, arquitetura, geografia, direito, serviço social, agronomia, design, tecnologia, computação, permacultura, saúde coletiva, biomedicina, entre outros.

Sobre a BRK Ambiental

A BRK Ambiental é uma empresa privada de saneamento básico que está presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. 

Em Alagoas, a BRK Ambiental atuará na Região Metropolitana de Maceió, prestando serviços para os 13 municípios alagoanos: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Satuba e Santa Luzia do Norte. A empresa, que inicia a operação a partir de 1° de julho, beneficiará diretamente 1,5 milhão de pessoas na grande Maceió.

Sobre a Waterlution 

A Waterlution é uma organização canadense sem fins lucrativos com 18 anos de experiência e atua facilitando o diálogo com diferentes atores no âmbito da água e capacitando jovens líderes no setor de recursos hídricos. Ao todo, mais de 7mil participantes já foram contemplados pelos métodos de treinamento e facilitação da ONG.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]