Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/08/2021 às 10h59

Geral

Vida sexual do idoso é tema do curso de Envelhecimento Ativo

Felipe Resende, médico residente em Geriatria

O grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió desta semana vai tirar dúvidas sobre a sexualidade na vida dos idosos. Com o aumento da expectativa e da qualidade de vida, o prolongamento da vida sexual na terceira idade é uma mudança marcante das últimas décadas do século 20. Porém, quem passa dos 60 precisa enfrentar desafios como patologias, comorbidades, perda da libido e ausência do parceiro para se manter ativo. Confira o conteúdo aqui.

Até bem pouco tempo, era comum, aos primeiros sinais do envelhecimento do corpo, que as mulheres deixassem de procurar um parceiro. É que na menopausa, o estrógeno diminui drasticamente, atingindo o desejo e a lubrificação. Nos homens, a produção da testosterona, o hormônio sexual, começa a cair aos poucos a partir dos 40 anos, mexendo na libido e na ereção.

O estereótipo de uma velhice assexuada vem sendo derrubado por pesquisas recentes, que apontam que cerca de 37,4% das mulheres e 62,3% dos homens com mais de 65 anos possuem vida sexual ativa. “Nos idosos, que muitas vezes já estão aposentados, sofrem com alguma comorbidade ou pressão social, a sexualidade não pode ser vista como mais uma barreira. É algo que precisa ser normalizado”, disse Felipe Resende, médico residente em Geriatria.

A aula faz parte de um projeto gratuito e voltado a homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Em 2020, o curso presencial seria realizado para 240 alunos inscritos em turmas divididas nas segundas e quintas-feiras, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. Mas, em decorrência da pandemia, uma vez por semana, as aulas são disponibilizadas nas plataformas online.

O Grupo de Envelhecimento Ativo conta com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa, médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais da Santa Casa de Maceió, se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.


Fonte: Ascom Santa Casa de Misericórdia de Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]