Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
05/08/2021 às 17h26

Geral

Antidepressivos e estabilizadores de humor tem aumento de 34% nas vendas em Alagoas

Imagem de Pexels por Pixabay

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia aponta que a venda de medicamentos antidepressivos e estabilizadores de humor aumentou 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números se referem a unidades de medicamentos (capsulas ou comprimidos) comercializados no varejo, ou seja, farmácias e drogarias.

Em Alagoas, a pesquisa mostra que entre os anos de 2019 e 2021 o percentual de vendas foi de 34%. Para ser ter uma ideia, antes da pandemia- no ano de 2019- eram vendidos quase 251 mil capsulas ou comprimidos destes medicamentos e em 2021 esse número já está em quase 401 mil unidades.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Robert Nicácio, explica que este tipo de medicamento só é vendido com prescrição médica e retenção de receita. “O aumento nas vendas destes medicamentos traz um alerta sobre a saúde mental da nossa população. Alagoas registrou um aumento de mais de 10% comparado ao mesmo período do ano passado”, pontuou.

Robert reconhece que a pandemia trouxe mudanças de hábitos e comportamentos, a exemplo do isolamento social, do teletrabalho que trouxeram situações de estresses das quais não se estava habituado. “Estes medicamentos aliviam sintomas de ansiedade e depressão, contudo, é preciso ter cuidado com o uso contínuo deles que podem levar a dependência”, alertou.

A orientação é que as pessoas busquem alternativas saudáveis para cuidar da saúde, como fazer atividade física, ter uma boa alimentação, procurar ocupar a mente, conversar com amigos. “Com a população sendo imunizada, é possível sair de casa seguindo os protocolos de segurança. O tratamento medicamentoso deve ser a última alternativa”, disse.


Fonte: Ascom CRF/AL com informações do CFF

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]