Dólar com. 5.126
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/09/2021 às 14h00

Geral

Volta às aulas: Estudantes da escola Luiza Suruagy são recepcionados com websérie teatral

Projeto foi produzido em parceria com a FMAC através do edital Mestra Hilda, da Lei Aldir Blanc

Projeto foi viabilizado pela FMAC através da Lei Aldir Blanc. - Caio Roque/Ascom Semed

O teatro é uma das muitas artes que inspira a prática de observar o mundo de forma reflexiva, crítica e criativa. Pensando nisso, a direção da Escola Municipal Luíza Oliveira Suruagy, localizada no bairro do Ouro Preto, recebeu seus alunos na volta às aulas, nesta segunda-feira (13), com uma websérie teatral de dez episódios focada em conteúdos educacionais e pedagógicos. O projeto é fruto de uma parceria com a companhia Nêga Fulô e foi viabilizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) através da Lei Aldir Blanc.

A série, intitulada como “Luizinha da Fulô – Desabrochando Conhecimento”, é integrada ao projeto político pedagógico da escola. O material acompanha atividades complementares e é exibido em sala de aula logo após uma avaliação dos professores. “Devido à pandemia, para a segurança de todos, os episódios são apresentados de sala em sala. Primeiro nas turmas da manhã, depois nas da tarde e também para a EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos). O conteúdo é, realmente, bem dinâmico”, relata Regis de Souza, diretor da escola.

Com o objetivo de alcançar todas as turmas da escola, os episódios serão exibidos de forma gradativa. Cada lançamento é previsto em um intervalo flexível de até 15 dias. É possível conferir o primeiro episódio no link.“Justamente por conta dessa dinâmica de rodízio entre as turmas, a gente não quer determinar uma data para o lançamento de cada episódio. Nós iremos lançar de acordo com esse objetivo de incluir toda comunidade, para que todos na escola tenham a chance de acompanhar”, explica Regis.

Após as exibições presenciais, os capítulos são publicados através dos perfis da escola no Instagram e no YouTube.

No primeiro episódio ocorrea a apresentação da escola de forma descontraída. Nele, também se explica a importância do uso dos totens de higienização, tapetes higienizadores e demais elementos de proteção sanitária dispostos pela escola. Um dos personagens, o palhaço Toquinho, apresenta todos os ambientes da unidade após as reformas feitas para o retorno seguro dos estudantes, sempre enfatizando as mudanças para a adequação às normas de segurança sanitária.

A série de vídeos é resultado da segunda parceria entre a escola e a companhia teatral Nêga Fulô. No primeiro projeto dentro da escola, o grupo foi acolhido como fonte de inspiração, reconhecimento e identificação entre os estudantes. “A cultura, sem dúvidas, é uma mola propulsora de empoderamento, que serve como referencial para contar a história de todo um povo. A escola tem a obrigação de manter viva a cultura da sua comunidade. É nisso que a gente acredita, na cultura como um meio de transformação social, capaz de preservar a nossa história como povo e alavancar o aprendizado”, acrescenta Rejane Albuquerque Lins, vice-diretora da escola.

A primeira aparição do grupo teatral foi através da dinâmica de um teatro de fantoches, como lembra Esther Cecília Silva Lima, aluna do 3º ano C, que também viu o primeiro episódio da série em vídeo. “Eu já assisti e gostei. Da outra vez, eu lembro que eles fizeram um teatro com bonecos, explicando porque é importante escovar os dentes. Eu achei legal”, contou a estudante.

Os temas de cada capítulo foram escolhidos em reuniões entre os docentes da própria unidade, levando em conta o currículo escolar e os assuntos mais pertinentes dentro dos contextos socioeducativos. Entre eles, ficaram em destaque os protocolos de segurança e distanciamento para um retorno seguro ao ambiente escolar. Assim como a apresentação de medidas de proteção contra a dengue e a importância da reciclagem de materiais nocivos ao meio ambiente.

Segue abaixo a lista completa com o título dos episódios:

1. Apresentando a Escola Luiza Suruagy

2. Protocolo Escolar

3. Dengue

4. A Importância do Ato de Ler

5. Acessibilidade AEE (Atendimento da Educação Especial)

6. Meio Ambiente – Lixo

7. Abuso Sexual é Crime

8. Violência Contra a Mulher

9. Meio Ambiente – Água/Floresta/Reciclagem

10. Exploração do Trabalho Infantil


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]