Dólar com. 5.1166
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/10/2021 às 22h00

Geral

Associação Ação AVC realiza exposição em alusão ao Dia Mundial do AVC, no Maceió Shopping

I Exposição Histórias Que Inspiram ficará disponível para visitação nos dias 27, 28 e 29 de outubro

A Associação Ação AVC, organização referência no que diz respeito à difusão de informações sobre o Acidente Vascular Cerebral, realizará a 1ª edição da Exposição Histórias Que Inspiram, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Maceió Shopping. A atividade vai homenagear e apresentar aos visitantes do centro de compras a história de quatro jovens que venceram o AVC, reescreveram suas vidas e hoje são inspiração para pacientes e familiares que estão no processo de reabilitação de um Acidente Vascular Cerebral.

A idealizadora da associação, Solange Syllos, destaca que há 11 anos, desde que a entidade foi fundada, o grupo realiza uma grande campanha de conscientização e prevenção, em alusão ao Dia Mundial do AVC, que é celebrado no dia 29 de outubro. "Para a campanha deste ano, vamos fazer esta exposição no shopping, para mostrar o trabalho de jovens que venceram o AVC, participantes do nosso grupo de apoio e são grandes exemplos de inspiração", afirma.

Os homenageados na exposição são o ilustrador Renan Alves, de 29 anos, vítima de um AVC hemorrágico em 2019; a professora Simone Ferreira, de 38 anos, que teve um Acidente Vascular Cerebral durante a pandemia da Covid-19, em junho de 2020; a empreendedora Stefânia Valeska, de 42 anos, que foi vítima de AVC isquêmico aos 19, em 1999, e hoje produz e vende produtos sem glúten e lactose; e o inspirador e fundador da Associação Ação AVC, Guilherme Syllos, de 38 anos, que teve um AVC hemorrágico em 2004, quando tinha 24, e hoje é designer gráfico, fotógrafo, reikiano, cromoterapeuta e desenvolve um trabalho de produção de mandalas que é referência.

A exposição acontecerá no andar térreo do Maceió Shopping, ao lado da escada rolante que dá acesso ao cinema.

Associação Ação AVC

A Associação Ação AVC é uma organização sem fins lucrativos, que atua desde 2010, quando realizou a primeira Campanha Mundial do AVC em Alagoas. A entidade é membro da WSO – World Stroke Organization, organização mundial do AVC e tem o propósito de compartilhar conhecimentos sobre o AVC, inspirar esperança e novas possibilidades aos que estão envolvidos com o Acidente Vascular Cerebral.

A organização realiza atividades que contemplam a prevenção, reconhecimento de sintomas, tratamento e reabilitação. "Na pandemia, foi implementado o grupo de apoio on-line, um importante espaço de acolhimento, onde as pessoas podem compartilhar experiências e sentimentos com indivíduos que vivenciam a mesma situação", destaca Ana Livia Oliveira Gomes, fisioterapeuta e coordenadora do grupo de apoio.

A rede possui um site com diversas informações para quem sofreu o AVC e precisa de voluntários e pessoas dispostas a ajudar. Para mais informações, ou para se inscrever no grupo de apoio, basta acessar o site www.acaoavc.org.br, ou entrar em contato pelo telefone (82) 98839-6000 ou pelo e-mail [email protected]. A entidade também está presente no Instagram pelo @acaoavc.

Ao fim da Exposição Histórias Que Inspiram no Maceió Shopping, o projeto se tornará itinerante. Dessa forma, empresas, hospitais, escolas ou qualquer organização que se interesse em receber a exposição, basta entrar em contato por um dos canais da Associação Ação AVC.

Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares – AVC 2021

Com cada vez mais destaque no cenário nacional, a Associação Ação AVC foi convidada para promover um workshop no XII Congresso Brasileiro de Doenças Cérebrovasculares e II Jornada Alagoana de Neurologia. O Workshop Multidisciplinar AÇÃO AVC acontece no dia 12 de novembro e será on-line e gratuito. É a primeira vez que uma associação terá uma programação própria inserida na grade do evento.

O congresso é destinado à comunidade científica, mas o workshop faz parte da programação para público leigo, ou seja, pessoas que sofreram AVC, seus familiares e/ou cuidadores. A participação da associação terá duração de 5 horas, com 7 palestrantes abordando temas relacionados ao momento pós-AVC. A programação do workshop pode ser conferida no site www.acaoavc.org.br. As inscrições para o evento estão abertas, acessando o link https://app.virtualieventos.com.br/avc2021/inscricao.

Campanha 2021

Em 2021, a Campanha Mundial do AVC tem como foco aumentar a conscientização sobre os sinais do AVC e a necessidade de acesso oportuno a um tratamento de qualidade. O tema da campanha deste ano é "Minutos podem salvar vidas" e visa difundir o máximo possível quais são os sinais que podem indicar o AVC.

Conheça alguns testes importantes, quando a pessoa tem um mal súbito:

- Peça para dar um sorriso e observe se a boca fica torta;

- Peça para elevar os braços e veja se um braço está fraco;

- Peça para que cante uma música ou repita uma frase simples e observe se tem dificuldade na fala.

Ao identificar qualquer um desses sinais, ligue para o SAMU 192 ou procure imediatamente um hospital de referência em AVC.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]