Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
29/11/2021 às 11h21

Geral

Santa Casa de Maceió reforça time do Serviço de Ortopedia e Traumatologia

Hospital conta com profissional especializado em crianças de 0 a 14 anos

Em 2022, novos profissionais especializados fortalecerão o atendimento

Com um grupo de especialidades definidas em pé, joelho, quadril, mão, coluna, ombro e oncologia ortopédica, em 2021, a Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Maceió completou o Serviço com a entrada da ortopedia pediátrica. A instituição tem investido nessa estruturação desde 2009.

“Agora temos referência para os atendimentos de crianças de 0 a 14 anos. Todo o trauma pediátrico que chega ao hospital ficou sob a responsabilidade desse novo profissional especializado, que também vai atender patologias congênitas e do desenvolvimento”, disse o coordenador geral do Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Antônio Alício Moreira de Oliveira Junior.

A equipe do hospital é formada pelos especialistas Hilton Barros e Bruno Liberato (Quadril), Rogério Nascimento, Hed Wagner Mauro, Alisson Farias e Bruno Houly (Joelho), Antônio Alício e Francisco Honório (Pé), Renato Pedrosa (Oncologia ortopédica), Raimundo Araújo (Mão), Hélio Ribeiro, Humberto Barros e Felipe Porciúncula (Ombro), Jon Mark Xavier, Rodrigo Antônio e Rodrigo Maia (Coluna), e, agora, Daniel Menezes (Ortopedia pediátrica). O time também atua na retaguarda da emergência para patologias especificas, garantindo que cada fratura seja avaliada por um especialista área.

Para 2022, o Serviço planeja o ingresso de novos profissionais especializados em áreas como cirurgia da mão e do pé. “Esse crescimento nos dará mais expansão, aumentando a capacidade de atender mais pacientes e com celeridade. Aliás, rapidez é uma das características do hospital. As pessoas têm grande dificuldade para marcar uma consulta com ortopedista na capital, mas, aqui, temos uma agenda sempre aberta e espaço para trabalhar com o tempo mais exíguo entre a marcação e o atendimento”, destacou o especialista em pé e tornozelo.

Durante a pandemia da covid-19, um dos maiores desafios foi manter o atendimento da ortopedia isolado do atendimento clínico comum. Atualmente, a Ortopedia da Santa Casa de Maceió funciona 24 horas, de forma desvinculada, em um prédio em frente à Unidade de Pronto Atendimento do hospital (antiga Emergência 24 Horas).

“Outro desafio para o próximo ano é crescer com a formação de núcleos, principalmente nas áreas de cirurgia do joelho, cirurgias do pé e tornozelo, e cirurgia do quadril. Esses núcleos devem avançar para ambulatórios especializados com a tendência do crescimento também de atendimentos de emergência”, finalizou Antônio Alício.

RESIDÊNCIA

Credenciada junto à Sociedade Brasileira de Ortopedia, a residência médica da instituição envia, todos os anos, os residentes para a prova de título. A cada cinco anos, o Ministério da Educação (MEC) renova o credenciamento do programa. “É um orgulho para Alagoas, que, em seus quase 12 anos de funcionamento, nossa residência já tenha entregue mais de 20 especialistas de alto nível à sociedade”, disse o supervisor do Programa de Residência, Hélio Ribeiro.


Fonte: Ascom Santa Casa de Misericórdia de Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]