Dólar com. 5.1142
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
06/12/2021 às 15h55

Geral

Covid-19: Ayres se reúne com prefeitos e secretários para discutir vacinação

Secretário Alexandre Ayres esteve na AMA nesta segunda (6) para apresentar Panorama da Pandemia de Covid-19

Com o intuito de acelerar a vacinação contra a Covid-19 em Alagoas, apresentar os números da pandemia no Estado e a perspectiva para o ano de 2022, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, se reuniu, nesta segunda-feira (6), com técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), prefeitos e secretários municipais de saúde. A reunião aconteceu na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no bairro Farol, em Maceió.

No evento foi apresentado o comportamento da curva de contágio da Pandemia da Covid-19 em Alagoas, por meio do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que mostra que até a última atualização do domingo (5), onde o Estado tem um total de 241.638 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 109 estão em isolamento domiciliar. Outros 234.972 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 2.882 casos em investigação epidemiológica. E foi registrada uma morte por Covid-19 no domingo em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 6.359 óbitos por Covid-19.

Ayres destacou que é necessário acelerar a vacinação, especialmente com a segunda dose e a dose de reforço

“Precisamos acelerar a vacinação, especialmente com a segunda dose e a dose de reforço. Solicitei, juntamente com a nossa equipe técnica, essa reunião presencial, porque o momento é de preocupação e alerta, onde precisamos ficar atentos ao comportamento da pandemia, não só aqui em Alagoas, mas, no Brasil e no mundo. Aqui em Alagoas não faltou leito, não faltou oxigênio, não faltou equipamento, seringas para vacinar os cidadãos no momento que foi necessário, e os profissionais de saúde se dedicaram diuturnamente com a articulação e coordenação dos prefeitos e secretários municipais de saúde, da gente enquanto autoridade sanitária estadual e do governador Renan Filho”, disse.

Durante a reunião, Ayres destacou que o número de casos de Covid-19 começará a aumentar, devido à sazonalidade da doença e das síndromes gripais, pois é um período em que a propagação do vírus tende a ser maior, devido à chegada do outono e do inverno. Por isso, segundo o gestor, é preciso um planejamento e medidas sanitárias. O gestor deixou claro que o aumento dos números acontecerá independente da nova variante Ômicron.

Durante visita de Alexandre Ayres à AMA, dados epidemiológicos da Pandemia da Covid-19 foram apresentados

“Essa reunião será, sem dúvida nenhuma, um divisor de águas para o comportamento do que nós gestores pretendemos perante a nossa população. Nós estamos entrando no período mais crítico da sazonalidade gripal. Nós temos outros vírus gripais em circulação. E todos os anos, independente da Covid-19, no período do início do verão até o final de março, nós temos o aumento substancial nos casos de dengue, de H1N1, de outros vírus gripais”, explicou o gestor.

Secretário Alexandre Ayres destacou que antes de qualquer flexibilização, índice de vacinados contra a Covid-19 tem que aumentar

Além disso, Ayres também salientou que, para diminuir os números, Alagoas precisa continuar focando na vacinação e não descuidar das medidas de proteção contra o coronavírus. “Essa variante só surgiu porque ainda existem pessoas não vacinadas no mundo. E quando a gente olha o mundo como um todo, o Brasil, mesmo com todo o atraso e os problemas gerados pelo Governo Federal, negando a existência da doença, o Brasil está bem avançado na vacinação da sua população. Porém, o percentual de Alagoas ainda está muito aquém da nossa necessidade, para que a gente dê até uma resposta a nossa população no que diz respeito à liberação da máscara. A máscara é o item que não pode ainda ser descartado”, argumentou Ayres.

Com relação à vacinação contra a Covid-19, até esta segunda-feira (6), Alagoas aplicou 4.306.095 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas. Deste total, 2.340.252 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (D1), 1.794.184 com a segunda dose (D2) ou dose única (DU) e 172.059 com a dose de reforço (DR) e dose adicional (DA).


Fonte: Ascom Sesau/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]