Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
26 de junho de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Atrações de vários estilos musicais vão esquentar o sábado junino em Maceió
25/05/2022 às 19h00

Geral

Preparo psicológico é essencial durante o processo de adoção, diz psicóloga

Camila Loiola acredita que parte do preparo pode ser obtido a partir do consumo de livros e filmes sobre o tema

Camila Loiola fala entrega panfletos para interessados em adoção, no Maceió Shopping. - Caio Loureiro/Dicom

A psicóloga Camila Loiola, da 28ª Vara Cível de Maceió (Infância e Juventude), é uma das servidoras envolvidas no 11º Encontro Estadual de Adoção, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas no Maceió Shopping. Aos interessados que passam pelo local, a Camila tem enfatizado a importância da preparação psicológica.

A servidora acredita que parte do preparo pode ser obtido a partir do consumo de certos conteúdos relacionados. “Eu, como psicóloga, indico livros, filmes, materiais que sejam de acesso gratuito”, contou.

Ao buscar a 28ª Vara, explica Camila, os pretendentes são atendidos por um membro da equipe técnica, que passa as orientações referentes aos documentos. Em seguida, os interessados passam por uma avaliação social e psicológica. 

Os adotantes devem passar por um curso para pretendentes à adoção, ministrado pela equipe técnica e jurídica da 28ª Vara. “Ele é um requisito para a pessoa conseguir ser habilitada, mas a importância dele vem das informações que a gente procura passar de forma didática, criando momentos para tirar dúvida”, apontou.

Mesmo depois que os pais adotantes já estão com a criança, a 28ª Vara continua acompanhando os envolvidos. O acompanhamento é fundamental para que os pais e a criança superem situações sensíveis, afirma Camila. “Por exemplo, às vezes a pessoa tem que lidar com comentários preconceituosos, ou outras situações nas quais ela precisa de um suporte”.

A psicóloga ainda detalhou que o acompanhamento atua em duas frentes: verificando se os direitos da criança ou adolescente estão sendo garantidos (moradia, segurança, alimentação, lazer, educação, etc.); e analisando a qualidade do vínculo afetivo que está sendo estabelecido. 


Fonte: Dicom TJAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]