Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/05/2022 às 19h00

Geral

Preparo psicológico é essencial durante o processo de adoção, diz psicóloga

Camila Loiola acredita que parte do preparo pode ser obtido a partir do consumo de livros e filmes sobre o tema

Camila Loiola fala entrega panfletos para interessados em adoção, no Maceió Shopping. - Caio Loureiro/Dicom

A psicóloga Camila Loiola, da 28ª Vara Cível de Maceió (Infância e Juventude), é uma das servidoras envolvidas no 11º Encontro Estadual de Adoção, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas no Maceió Shopping. Aos interessados que passam pelo local, a Camila tem enfatizado a importância da preparação psicológica.

A servidora acredita que parte do preparo pode ser obtido a partir do consumo de certos conteúdos relacionados. “Eu, como psicóloga, indico livros, filmes, materiais que sejam de acesso gratuito”, contou.

Ao buscar a 28ª Vara, explica Camila, os pretendentes são atendidos por um membro da equipe técnica, que passa as orientações referentes aos documentos. Em seguida, os interessados passam por uma avaliação social e psicológica. 

Os adotantes devem passar por um curso para pretendentes à adoção, ministrado pela equipe técnica e jurídica da 28ª Vara. “Ele é um requisito para a pessoa conseguir ser habilitada, mas a importância dele vem das informações que a gente procura passar de forma didática, criando momentos para tirar dúvida”, apontou.

Mesmo depois que os pais adotantes já estão com a criança, a 28ª Vara continua acompanhando os envolvidos. O acompanhamento é fundamental para que os pais e a criança superem situações sensíveis, afirma Camila. “Por exemplo, às vezes a pessoa tem que lidar com comentários preconceituosos, ou outras situações nas quais ela precisa de um suporte”.

A psicóloga ainda detalhou que o acompanhamento atua em duas frentes: verificando se os direitos da criança ou adolescente estão sendo garantidos (moradia, segurança, alimentação, lazer, educação, etc.); e analisando a qualidade do vínculo afetivo que está sendo estabelecido. 


Fonte: Dicom TJAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]