21 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Auxílio Gás de R$ 108 começa a ser pago nesta segunda-feira
21/10/2025 às 11h20

Geral

Webinar apresenta vantagens do ONRTDPJ aos cartórios de AL

O Instituto de Registros de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil) e a Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) ofertarão, nesta terça-feira (21), às 17h, o webinar “Funcionalidades da Central ONRTDPJ – Alagoas”, direcionado às serventias extrajudiciais com atribuições de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (RTD e RCPJ).

O evento, que tem o intuito de apresentar as funcionalidades, desempenho e atualizações da Central, será realizado de maneira remota, no canal IRTDPJBrasil no Youtube, e contará com a participação do corregedor-geral, desembargador Celyrio Adamastor, e da juíza auxiliar, Laila Kerckhoff, responsável pelo setor Extrajudicial.

Segundo o presidente do IRTDPJBrasil e da Central ONRTDPJ, Rainey Marinho, o evento vai esclarecer como os cartórios alagoanos podem usufruir dos benefícios da central eletrônica para acelerar processos, elevando a dos serviços prestados, tendo em vista que a ONRTDPJ possui diversas integrações e tecnologias que otimizam os procedimentos.

“Os cartórios são parceiros da Justiça e por isso, com esse evento, queremos otimizar a utilização da plataforma pelos cartórios alagoanos. Atualmente, 100% dos cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas já utilizam a Central. Será, portanto,a oportunidade de sanar dúvidas tanto dos registradores quanto de seus colaboradores”, disse.

Marinho explica, ainda, que a Central atende demandas de mais de 500 mil clientes ativos, entre pessoas físicas e jurídicas e que entre os usuários estão grandes empresas, dentro e fora do Brasil, instituições do sistema financeiro, órgãos governamentais, associações, fundações e sociedades simples de todo o país.

“Teremos, ainda, a oportunidade para também falar do papel institucional do ONRTDPJ e do IRTDPJBrasil, bem como a atuação da Corregedoria de Justiça do Tribunal de Justiça de Alagoas para assegurar que os procedimentos digitais sejam adotados com segurança jurídica, observância dos deveres legais e uniformidade”, destacou.

Entre as inovações mais relevantes, está o novo módulo de busca e apreensão extrajudicial, que possibilita ao oficial de Registro de Títulos e Documentos realizar todas as etapas do procedimento de forma rápida e segura. A automação integrada permite que o cartório analise os documentos apresentados pelo credor, que já ficam registrados no sistema, não sendo mais necessário que o cartório controle prazos ou intervenha manualmente.

Histórico
A ONRTDPJ é uma plataforma eletrônica nacional que reúne os cartórios de RTDPJ de todo o país e oferece, por meio digital, os mesmos serviços prestados nas serventias físicas, com diversas integrações e tecnologias que otimizam os procedimentos.

Lançada em 2012, por iniciativa dos próprios registradores de RTDPJ, a plataforma foi inteiramente renovada há quase seis anos. De 2019 para cá, são mais de 12,5 milhões de acessos, atendendo mais de 594 mil clientes, entre pessoas físicas e jurídicas. Segundo Rainey Marinho, mais de 97% dos cartórios da especialidade oferecem os serviços de forma integrada e virtual, com toda a segurança necessária.


Fonte: Ascom CGJ/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]