Dólar com. 5.1158
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/05/2022 às 10h00

Geral

Ufal vai eleger os novos diretores para o próximo quadriênio

As unidades acadêmicas da Ufal e os campi fora de sede se preparam para escolher seus próximos diretores para o quadriênio 2022-2026. O Conselho Universitário (Consuni) aprovou as orientações gerais sobre o processo eleitoral, que ocorrerá de forma remota, por meio de sistema de votação eletrônica gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal (NTI).

Serão escolhidos os diretores e vices das 23 unidades acadêmicas do Campus A.C. Simões, e os diretores gerais, administrativos e acadêmicos dos campi Ceca, Arapiraca e Sertão. A consulta vai ser realizada de forma paritária, assim, cada segmento – docente, discente e técnico – representa um terço do percentual de votos válidos.

Cada unidade montou suas comissões eleitorais e ficou responsável por estabelecer normas específicas e complementares para o pleito. As inscrições e homologações das chapas também foram de responsabilidade das comissões internas.

De acordo com o cronograma aprovado pelo Consuni o primeiro turno das eleições começa na próxima segunda-feira (30) e vai até 10 de junho. Nesse período, cada unidade vai disponibilizar dois dias consecutivos de votação para a comunidade acadêmica. A lista de votantes aptos será fornecida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal (NTI).

O link para votação será enviado para os e-mails institucionais, sendo garantido o voto individual, secreto e facultativo. Até esta sexta-feira (27) ainda é possível regularizar o acesso ao e-mail institucional junto ao NTI, quando encerra o prazo para inserção de nomes no sistema de votação eletrônica.

Na impossibilidade do uso do sistema pelo eleitor, o voto poderá ser registrado em cédula impressa. Cabe à comissão constituir uma mesa para votação presencial, se for o caso. Veja no anexo o regulamento que dispõe sobre os votantes e os detalhes da eleição.

Confira o calendário:

30 e 31 de maio – Ceca, Cedu e Ctec

31 de maio e 1º de junho – ICF , FAU e FDA

1º e 2 de junho – Feac, Fale e Famed

2 e 3 de junho – Fanut, Foufal, FSSO e Icat

3 e 4 de junho – ICBS, IC e ICS

7 e 8 de junho – IF, Igdema, Ichca e IM

8 e 9 de junho – IP, IQB, Iefe e Eenf

9 e 10 de junho – campi Arapiraca e do Sertão

Nas unidades que não ofertam curso noturno, o pleito encerra às 17h e nas que dispõem de cursos noturnos é possível votar até às 21h. Após apuração, se não houver candidatura com 50% + 1 voto válido alcançado a eleição será decidida em segundo turno, que está marcado para os dias 14 e 15 de junho.

A Secretaria de Conselhos Superiores (Secs) vai fazer a guarda das urnas para as unidades que solicitaram e a apuração dos votos será feita de forma presencial, na sede das respectivas unidades acadêmicas. O resultado vai ser divulgado pelas comissões internas, por meio de Ata para homologação do Conselho da Unidade e posterior nomeação pelo reitor.

O reitor Josealdo Tonholo fará a posse coletiva dos eleitos no dia 1º de julho.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]