Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
29/06/2022 às 08h15

Geral

Alagoas não tem nenhuma cidade entre as 30 mais violentas do país

Anuário da Segurança Pública ainda demonstrou queda de 14,8% no número de mortes violentas em 2021

Desde 2011 o Estado conta com a maior diminuição de mortes do Nordeste e a segunda maior do Brasil

Alagoas segue confirmando a redução nos índices de criminalidade e não tem nenhuma cidade entre as 30 mais violentas do país. Os dados foram apresentados na edição 2022 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública nesta terça-feira (28). O relatório apontou uma queda de 14,8% nas Mortes Violentas Intencionais no Estado, com 180 óbitos a menos entre 2020 e 2021. Esse indicador reforça a tese da redução total de 58,4% em relação à série histórica iniciada em 2011. Assim, o Estado conta com a maior diminuição de mortes do Nordeste e a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para o Distrito Federal (-61,5%).

O indicador foi comemorado pelo secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, que apontou que o trabalho integrativo, preventivo e de inteligência tem refletido positivamente nos indicadores, bem como os investimentos que trouxeram o aumento no efetivo policial e a melhoria na remuneração salarial da tropa. Saraiva ainda citou como dados importantes politicas sociais desenvolvidas pelo governo do Estado em outras pastas, como o Escola 10 na Educação; e o Cria na área social, com o fortalecimento da primeira infância.

“Alagoas evoluiu positivamente por implantar um modelo diferenciado, que reuniu integração, investimentos, valorização e inteligência. Dou como exemplo o sucesso dos Cisps, que integraram a Polícia Civil e a Polícia Militar nas cidades do Interior. E temos outras iniciativas que surtiram efeito como priorizar investimentos em equipamentos, usar da inteligência para trabalhar com a análise criminal, tudo isso nos permitiu ter um norte para seguir alcançando resultados positivos e que são reconhecidos nacionalmente”, afirmou o secretário, destacando que Alagoas tem tudo para seguir garantindo a segurança do cidadão.

Não estar listado com nenhuma das 30 cidades mais violentas do país foi um indicador muito comemorado, pois Maceió, por exemplo, chegou a ser a capital mais violenta do Brasil e a quinta colocada em todo o mundo. Hoje, como comprovado pelo Anuário, enquanto a maior parte do país registra piora no cenário da segurança pública, o estado alagoano segue com sucessivas melhorias nos indicadores.

Para as mulheres, o Estado teve a maior redução no número de homicídios do país com 32%. Os feminicídios também caíram em 28,9%, sendo a quarta maior redução do Brasil. E Alagoas não registrou a morte de nenhum policial em serviço no ano de 2021, um dos melhores indicadores de todo o país. Também reduziu o número de roubos de celulares, roubo de transeuntes, o roubo de cargas e o furto de veículos. A queda nos homicídios dolosos em registros de crimes contra LGBTQIA+ alcançou 11%.

TRANSPARENTE

No índice que afere a qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais o Anuário produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública destaca, Alagoas ocupa novamente a primeira posição. Pelo segundo ano consecutivo, o estado é o de maior transparência no fornecimento de informações sobre segurança pública, bem à frente de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]