Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/07/2022 às 10h50

Geral

Fortes chuvas afetam abastecimento de água em municípios da Região Metropolitana de Maceió

Mananciais seguem em monitoramento devido ao alto nível dos rios e à alteração da qualidade da água bruta captada para tratamento

Devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Maceió nos últimos dias, o abastecimento de água em alguns municípios foi comprometido. Além do alto nível dos rios, a alteração da cor e tubidez da água bruta captada nos mananciais e a falta de energia são os principais fatores que ocasionaram paralisações emergenciais em unidades produtoras, principalmente em Atalaia, Marechal Deodoro, Murici, Pilar, Rio Largo e Satuba.

Diante da situação emergencial, a BRK intensificou as equipes de plantão, que trabalham 24 horas por dia nas diversas ocorrências, e segue com o monitoramento constante dos mananciais em estado de atenção. Em algumas regiões de municípios atingidos por alagamentos e enchentes, as equipes enfrentam dificuldades para o acesso às unidades.

Para saber informações sobre a situação de abastecimento nos municípios, a população pode entrar em contato pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia todos os dias da semana.

Confira abaixo as informações sobre cada município:

Atalaia

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Jenipapeiro e as Captações de Água Bruta Santo Antônio 1 e 2, São Sebastião e Sapucaia foram paralisadas devido ao transbordamento do Rio Paraíba do Meio. Além disso, estruturas ficaram submersas e diversos poços pararam de funcionar por falta de energia.

Marechal Deodoro

As condições climáticas também impactaram na operação do sistema produtor de Marechal Deodoro. O Reservatório do Broma e a Captação Bica da Pedra seguem paralisados, enquanto a Captação Volta D'Água opera com vazão reduzida devido à alteração da água bruta.

Murici

A ETA Cansanção, responsável pelo tratamento da água distribuída em parte de Murici foi paralisada temporariamente devido ao aumento da concentração de partículas sólidas, sedimentos e outros materiais na água do rio. A unidade faz parte do sistema produtor operado pela Casal.

Pilar

De acordo com informações repassadas pela Casal, responsável pelo sistema produtor de Pilar, as fortes chuvas ocasionaram o rompimento de uma adutora da Captação de Água Bruta, que foi paralisada para manutenção. 

Rio Largo

A Captação Mata do Rolo foi paralisada temporariamente devido à alteração da água bruta. O sistema voltou a operar nesse sábado (2) e está em recuperação. Já a ETA do Jarbas Oiticica opera com vazão reduzida para assegurar a qualidade da água distribuída na região. Ambas as unidades são operadas pela Casal.

Satuba

A ETA Satuba também foi paralisada por falta de energia elétrica.


Fonte: Assessoria BRK Ambiental

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]