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29/07/2022 às 22h00

Geral

Adolescentes atendidos pelo PCJE participam de dinâmica motivacional com psicólogo

Everton Calado fez atividade com cerca de 30 alunos da Escola Estadual Mario Broad, em Maceió

Imagem cedida pelo PCJE

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, na quarta-feira (27), uma ação para cerca de 30 alunos do 9º ano da Escola Estadual Prof. Mario Broad. A dinâmica foi realizada por Everton Calado, psicólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

“A proposta foi fazer uma palestra mais dinâmica, interativa, de forma a abordar a saúde mental dos estudantes. Isso tudo de uma maneira bem leve, interessante para eles, pois muitas vezes eles sentem falta de serem escutados e percebidos", afirmou o psicólogo.

Durante a dinâmica, Everton apresentou um caso fictício, no qual representava um pai com dois filhos adolescentes. O psicólogo enfatizou a preocupação do homem em relação aos problemas dos filhos, como autoestima, relacionamentos e política. 

Segundo o psicólogo, o enredo foi criado para que os estudantes se identificassem com os personagens, buscando a participação de cada aluno. De forma bastante interativa, o profissional solicitava a contribuição dos adolescentes ao longo da apresentação do caso, para que dissessem o que pensavam em relação às preocupações do pai com os filhos.

“A dinâmica foi muito bem recebida pelos estudantes,  eles interagiram, participaram e tiveram oportunidades de se expressar. Muitas vezes, eles só querem ser percebidos nas questões que eles mesmos trazem, então durante a dinâmica, criei uma maneira de se identificarem com o enredo”, disse Everton, que destacou que, ao dialogar com público dessa idade, é muito importante não demonstrar uma postura autoritária. 

Ao final da dinâmica, Everton propôs uma oficina de cartazes. Dividindo-se em grupos, os estudantes utilizaram cartolinas para escrever frases de incentivo e conselhos aos personagens criados pelo psicólogo, os quais foram apresentados aos colegas de turma.  De acordo com o psicólogo, atividades nas quais esses jovens possam se expressar serão sempre positivas.

“Nós, enquanto pais, professores e toda sociedade, reconhecemos que nossa realidade atual é muito desafiadora. Por conta disso, toda atividade que abre diálogo para esses adolescentes falarem da própria vida, das próprias questões, é espaço para que a gente possa entender o que eles estão vivenciando e absorvendo”, ensinou o profissional.

Para a gestora da escola, Ana Maria, dinâmicas como essa cativam os estudantes e são extremamente importantes para que eles possam se expressar, contribuindo na formação cidadã de cada um.

“Momentos como esse, oportunizados pela equipe do Cidadania e Justiça na Escola, têm sido de fundamental importância para o desenvolvimento pedagógico e também social dos nossos alunos, seja através do apoio psicológico, ou de experiências cidadãs inerentes às ações do projeto”, concluiu a gestora.


Fonte: Ascom Esmal/ TJAL

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