Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/08/2022 às 05h00

Geral

Prefeitura de Maceió conquista nota máxima de capacidade de pagamento do Tesouro Nacional

Município é considerado apto a realizar empréstimos, com garantia da União, graças ao equilíbrio nas contas públicas e capacidade de investimentos

É a primeira vez que a capital alagoana alcança a classificação máxima em todos os indicadores. - Emile Valões / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió alcançou uma marca histórica e recebeu, pela primeira vez, a nota A no medidor nacional de Capacidade de Pagamento (Capag), avaliação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional. A classificação mede a estabilidade de estados e municípios em relação à possibilidade de realizar empréstimos com a garantia da União. Entre as capitais brasileiras, apenas Maceió e outros dez municípios possuem essa classificação, até o momento. No Nordeste, apenas quatro capitais alcançaram a nota.

A avaliação positiva reflete as medidas de ajuste fiscal e controle das finanças realizadas pela Secretaria Municipal de Economia (Semec) logo no primeiro ano de gestão do prefeito JHC (PSB). De acordo com dados da Semec, em apenas um ano, a Prefeitura de Maceió saiu de uma situação fiscal negativa e instável para um cenário de equilíbrio das contas públicas.

Para o secretário de Economia, João Felipe Borges, a nota inédita é recebida com comemoração e estímulo para os próximos anos de gestão.

“Passamos o último ano falando sobre ‘arrumar a casa’, colocar as contas em dia e fazer os ajustes que eram necessários para que a Prefeitura de Maceió pudesse cumprir com as suas responsabilidades. O salto na classificação é a prova de que esse trabalho vem sendo feito com seriedade e planejamento para que essas demandas do Município sejam cumpridas com segurança’’ aponta João Felipe.

O secretário de Economia da capital reforça, ainda, outro feito histórico alcançado pela atual gestão. Em 2021, R$ 177 milhões (saiba mais R$ 177 milhões em investimentos públicos) em investimentos públicos foram realizados, o maior valor registrado nos últimos 20 anos. Este cenário fiscal equilibrado permite a gestão pense e projete Maceió com maior responsabilidade.

“Esse é um cenário que nos permite visualizar os próximos anos com mais otimismo e transformações para a população. Com esses resultados, nossa meta agora é ampliar esses investimentos, entendendo a importância que essas mudanças possuem para o desenvolvimento do Município, dando continuidade a execução de políticas públicas, um compromisso que firmado e que vem sendo cumprido pelo prefeito JHC para os maceioenses”, conclui o secretário João Felipe Borges.

O medidor de Capacidade de Pagamento considera três indicadores fundamentais para definir se um município ou estado está apto ou não a pleitear empréstimos a bancos nacionais e internacionais com a garantia da União. São eles: indicadores de endividamento, de poupança corrente e o de liquidez.

O primeiro considera a porcentagem da dívida consolidada que o Município possui em relação à receita corrente líquida municipal. Já o indicador dois, de poupança corrente, avalia se o ente está fazendo poupança suficiente para cobrir suas despesas correntes. O último indicador avalia se o ente possui disponibilidade de caixa suficiente para absorver suas obrigações financeiras.

Na medição, a Capacidade de Pagamento utiliza o grau de solvência – a saúde financeira do Município –, a relação entre as receitas e despesas correntes e a situação de caixa para atribuir notas A, B, e C, para os indicadores I (endividamento) e II (poupança corrente) e A e C para o indicador III (liquidez). Nessa avaliação, a classificação A é a maior delas e a que indica se o Município ou Estado possui uma situação fiscal boa ou estável e de baixo risco.

Em 2019, Maceió se encontrava numa situação delicada, registrando uma Classificação C, a mais baixa do ranking. Com o modelo de gestão fiscal adotado em 2021, o salto foi expressivo e o Município saiu de uma classificação baixa e de uma situação de risco para um cenário de equilíbrio e avaliação positiva em todos os indicadores.


Fonte: Ascom Semec

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]