Dólar com. 5.1146
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/08/2022 às 14h30

Geral

Crianças da creche Maria Liege de Albuquerque têm momento de degustação de alimentos indígenas

Objetivo da ação foi conhecer e valorizar mais o folclore brasileiro e realizar uma homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Cultura indígena é mostrada para as crianças da creche municipal Maria Liege de Albuquerque, no Jacintinho. - Cortesia

Crianças de quatro anos do 1º período da creche municipal Maria Liege Tavares de Albuquerque, localizada no Jacintinho, tiveram um dia de conhecimento e degustação de alguns elementos da culinária indígena. O objetivo da ação foi conhecer e valorizar mais o folclore brasileiro e realizar uma homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.

A proposta foi idealizada pela professora Indalice Rafaela especialmente para as turmas do 1º período e, posteriormente, realizada em outras turmas. A ação ocorreu em duas etapas. Na primeira, as crianças pesquisaram sobre a origem do nomes dos alimentos e a importância da cultura indígena, como também montaram petecas de jornal com acabamento de folha de bananeira para brincarem e explorarem os diversos materiais utilizados.

O segundo momento foi de criação e experimentação. A professora conseguiu fazer as comidas indígenas para apresentar às crianças no refeitório. Peixe assado, tapioca, macaxeira, banana assada e pirão sobre uma grande folha de bananeira foram alguns alimentos mostrados aos pequenos. O encontro ocorreu na sexta-feira (12).

De acordo com a coordenadora pedagógica do Cmei, Ladivane de Oliveira, alguns dos alimentos são consumidos por nós diariamente e a busca pela origem deles estimula o respeito aos indígenas. Para ela, ações como essa são gratificantes.

"As crianças amaram. Isso é bastante gratificante. Essa ação possibilitou conhecimento e respeito pela cultura indígena e que, muitas vezes, não nos demos conta da riqueza cultural que recebemos nos brinquedos e brincadeiras, na culinária. A experiência proporcionou a degustação, ampliação do vocabulário e conhecimento da origem de algumas palavras provenientes dos povos indígenas", disse Ladivane.

Ainda segundo a coordenadora, uma das crianças chamada Davi Lucca, de 4 anos, gostou tanto da ação que acabou provando tudo e ainda comemorou com a avó na hora da saída.

"Quando a avó dele foi buscá-lo, o Davi falou bem feliz: 'vó, comi comida indígena: pirão, peixe, banana assada. Eu achei uma delícia, vó'. Ele ficou tão feliz que abraçou forte a avó de tanta felicidade", contou a coordenadora.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]