Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/08/2022 às 18h26

Geral

Encontro discute importância da Economia Solidária com empreendimentos de Maceió

Ciclo de palestras trouxe aprendizado para grupos do segmento solidário e gestores públicos da capital

Seminário levou aprendizado para empreendimentos solidários da capital - Célio Junior/Secom Maceió

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizou, nesta quarta-feira (17), o 1º Seminário da Economia Solidária - "A Política Pública da Economia Solidária em Maceió", que tratou sobre a importância do segmento para geração de renda na capital alagoana para empreendimentos solidários presentes, gestores públicos e entidades de assessoria e fomento à economia solidária. 

Durante o evento foi realizado um ciclo de palestras com apoio do Fórum Alagoano de Economia Solidária (Faes), que levou palestrantes renomados que abordaram temas do segmento, a exemplo da Lei Municipal de Economia Solidária e o papel do Conselho Municipal. 

“Hoje realizamos o nosso primeiro seminário voltado para a Economia Solidária, onde pudemos discutir sobre políticas públicas e tratar sobre a reativação do Conselho Municipal. Esta é uma ação muito importante porque nos ajuda a discutir com os próprios empreendimentos formas de valorização da economia solidária”, afirma a secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues. 

O Seminário também contou com a presença do titular da Semtabes, Maurício Filho, que abriu o evento explanando sobre as ações positivas que estão sendo realizadas há pouco mais de dois meses à frente da secretaria. O Secretário Municipal do Turismo, Esporte e Lazer, Francelino Amaro da Silva, também participou do evento. 

Há 15 anos na Economia Solidária, Salomé Holanda, 72 anos, é coordenadora do Grupo Aconchego, cadastrado na Semtabes e acredita que este momento foi importante para todos que participam de empreendimentos solidários em Maceió.

“Serviu para esclarecer sobre a função e necessidade do conselho para a vida dos grupos de Economia Solidária, sejam eles do artesanato ou de outros segmentos. Este é o momento de reerguer os grupos, interagir e alavancar nossas práticas”, ressalta a artesã. 

Palestras

Os palestrantes presentes foram o professor Mestre Emanuel Lucas de Barros, que tratou sobre a “Importância da Economia Solidária”; a professora doutora Ana Milani, que abordou sobre a “Importância dos Conselhos de Economia Solidária”; a educadora do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, Ana Lúcia Ferraz, que apresentou o tema “O Conselho Municipal de Maceió”; e o coordenador geral do Instituto Cachoeira, Edimir Francisco da Silva, que discorreu sobre “O papel do Fórum Estadual de Economia Solidária”. 

“O momento de hoje conseguiu trazer os empreendimentos para a discussão. Tivemos três segmentos para debater: gestão pública, entidades de assessoria e os empreendimentos econômicos. Agora é deslanchar na estruturação do conselho e trazer as demandas dos empreendimentos, para caminhar num novo rumo para a Economia Solidária em Maceió”, atenta Edimir, que há 30 anos trabalha com projetos voltados para a economia solidária. 

Também participaram do seminário, os diretores de Economia Solidária, David Tavares, e do Trabalho e Emprego, Letícia Coelho; os representantes da Secretaria Municipal de Educação, os coordenadores Valma Teles e Ricardo Almeida Maciel e a equipe do EJAI/SEMED.

O evento contou ainda com uma exposição com produtos de grupos da Economia Solidária cadastrados na Semtabes.


Fonte: Ascom Semtabes

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]