Dólar com. 5.1146
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/08/2022 às 18h29

Geral

TJAL lança ferramenta que permite solicitar medida protetiva de forma on-line

Ferramenta 'Ártemis' será lançada nesta quinta (18), na abertura da Arena do Empoderamento Feminino, em Arapiraca

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) lança, nesta quinta-feira (18), ferramenta on-line que permite que mulheres vítimas de violência doméstica denunciem e solicitem medidas protetivas sem sair de casa. O lançamento será às 10h, na abertura da Arena do Empoderamento Feminino, no Arapiraca Garden Shopping.

De acordo com o presidente do TJAL, Klever Loureiro, o objetivo é facilitar o acesso à Justiça por parte das vítimas de violência doméstica. "Em minha gestão, a tecnologia foi um importante fator para aperfeiçoar a prestação jurisdicional. Não seria diferente no caso da violência doméstica, ambiente que, muitas vezes, impede que a vítima possa se deslocar de sua residência", afirmou o desembargador.

A ferramenta, batizada de Ártemis, foi desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Poder Judiciário de Alagoas (JustInova). A equipe, coordenada pelo desembargador Fernando Tourinho, realizou levantamento sobre as soluções existentes, recursos necessários, limitações técnicas e operacionais para a implementação da ferramenta. O trabalho envolveu magistrados e servidores.

Para o desembargador Tutmés Airan, da Coordenadoria da Mulher do TJAL, a ferramenta representa um avanço importante. "Do ponto de vista do empoderamento é uma ferramenta absolutamente singular e encorajadora". Ainda segundo ele, os órgãos da rede de proteção devem criar as melhores condições para que as denúncias sejam facilitadas.

"O canal habitual é a mulher se dirigir até uma delegacia, prestar queixa, dizer que foi agredida e pedir proteção. Esse caminho, no entanto, tem alguns obstáculos. Nem todo mundo gosta de ir à delegacia e nem sempre as condições estão colocadas para que a mulher se desloque de sua casa. Pensando nessas dificuldades, a gente criou essa ferramenta, batizada assim em homenagem à deusa grega que seria uma espécie de protetora das mulheres", ressaltou.

O desembargador explicou que, com a ferramenta, que será disponibilizada no site do TJAL, a mulher vai poder fazer a queixa e, simultaneamente, solicitar o pedido de medida protetiva. "Basta preencher um formulário, que será transformado em petição inicial. Essa petição é cadastrada no sistema e enviada para o juiz, que tem até 48h para se pronunciar".

A ferramenta foi inspirada em iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e apresentada ao TJAL pela Coordenadoria da Mulher e pela Casa da Mulher Alagoana, coordenada pela servidora Érika Lima. Os desembargadores Klever Loureiro e Tutmés Airan participam do lançamento, em Arapiraca, junto com representantes da rede de proteção à mulher em Alagoas. 


Fonte: Dicom TJAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]