Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/08/2022 às 21h00

Geral

Vítimas de violência doméstica podem solicitar pela internet medida protetiva

‘Quanto menos obstáculos a mulher tiver, melhor’, frisou o desembargador Tutmés Airan, durante lançamento da ferramenta

Coordenadora da Casa da Mulher, Érika Lima, apresenta a ferramenta - Caio Loureiro/Dicom

O Judiciário de Alagoas lançou, nesta quinta-feira (18) o web aplicativo Ártemis, que permite a mulheres vítimas de violência doméstica enviar um pedido de medida protetiva ao Judiciário. Não é necessário baixar nenhum arquivo, basta acessar artemis.tjal.jus.br. O lançamento ocorreu na Arena do Empoderamento Feminino, em Arapiraca.

Inicialmente, o serviço está disponível para Maceió, Arapiraca e Craíbas. A coordenadora da Casa da Mulher, Érika Lima, explicou que a ferramenta deve ser usada quando a mulher estiver em um momento de tranquilidade e tiver decidido fazer a denúncia, não numa emergência. Se a agressão estiver ocorrendo, a mulher deve ligar para polícia, pelo 190.

“A mulher preenche um formulário altamente intuitivo, vai colocar seu nome, endereço, vai detalhar quem é o agressor e o que aconteceu. As informações vão direto para a vara responsável”, esclareceu Érika.

O desembargador Tutmés Airan, que comanda a Coordenadoria da Mulher do Judiciário de Alagoas, ressaltou que o objetivo é reduzir as dificuldades que as vítimas encontram para denunciar.

“O combate a esse tipo de violência é difícil por várias razões. Quanto menos obstáculos a mulher tiver, melhor. A mulher não precisa ir mais para a delegacia de polícia, não precisa se descolar. Às vezes não se desloca porque não tem dinheiro para o transporte coletivo, e às vezes não vai à delegacia porque tem medo da delegacia”, ponderou Tutmés Airan.

As informações fornecidas pelas vítimas serão transformadas em uma petição inicial, que será enviada imediatamente ao juiz competente. A unidade judiciária tem o prazo de 48h decidir sobre o caso.


Fonte: Dicom TJAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]