Dólar com. 4.9938
IBovespa 0.58
24 de fevereiro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vigilância Sanitária apreende 500 kg de produtos vencidos na Levada
12/02/2024 às 23h00

Geral

Arquidiocese de Maceió realiza abertura da Campanha da Fraternidade no próximo sábado 17

A Igreja em todo o Brasil vive, de forma mais intensa, a Campanha da Fraternidade

“Fraternidade e amizade social” é o tema que tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), uma reflexão fundamental que sustenta o caminho da CF e nos leva a ver beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão.

A abertura da CF feita pela CNBB, dioceses em todo país, acontece na Quarta-feira de Cinzas. Na Arquidiocese a Equipe de Campanhas, que tem cônego Elison Silva como coordenador, juntamente com os arcebispos – Dom Antônio Muniz Fernandes e Dom Beto Breis, preparou também uma programação para o próximo sábado, 17 de fevereiro, na Catedral Metropolitana, das 8h às 12h, e convida todo o povo de Deus para estar presente.

“Reforço o convite da abertura da CF 2024. Lembro a todos que na Catedral a Missa da Quarta-feira de Cinzas, às 19h, com presidência de Dom Muniz e no sábado, 17, uma manhã de formação e reflexão acerca do tema. Este momento nos prepara para viver esta realidade da Campanha e intensificar no período quaresmal nossas ações”.

O tema da campanha deste ano, 2024, foi escolhido dois anos antes, ou seja, no início de 2022. A campanha da fraternidade há 60 anos é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a igreja do Brasil propõe às pessoas de boa vontade no tempo na quaresma. Aonde nenhum outro projeto da CNBB chega, a Campanha alcança. A campanha lembra a importância de abordar o tema da amizade social com base na encíclica Fratelii Tutti, publicada pelo Papa Francisco em outubro de 2020.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:

1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.

A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.

Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6).

Mais informações sobre a Campanha da Fraternidade >> https://campanhadafraternidade.com.br/ 


Fonte: Ascom Arquidiocese de Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]