Dólar com. 5.5925
IBovespa 8
30 de junho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Força Nacional reforça equipe de combate a incêndios no Pantanal
26/06/2024 às 23h30

Geral

Mais de 60 mil preservativos são distribuídos no São João Massayó

Público recebe orientações sobre ações de prevenção e manutenção da saúde

Público é orientado sobre prevenção às ISTs. - Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo importantes ações preventivas contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais, durante as festividades do São João Massayó, no polo Jaraguá. As atividades já contabilizam a distribuição de 60.100 preservativos, sendo 57.600 externos e 2.500 internos, além de cinco mil sachês de gel lubrificante.

Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destacou a receptividade da população.

"A interação com o público tem sido ótima, com boa aceitação e procura pelos insumos tanto por jovens quanto por adultos. A participação ativa do público é fundamental para abranger e tornar mais acessíveis as estratégias de prevenção combinada. Além disso, a abordagem educativa que estamos utilizando tem sido muito bem recebida, facilitando o diálogo e esclarecendo dúvidas sobre o uso correto dos preservativos e dos géis lubrificantes. É um sinal positivo para a promoção da saúde e o bem-estar da população", relatou a técnica. 

A estratégia também inclui a disponibilização ampliada desses insumos em pontos de grande circulação, como o Mercado do Artesanato, Mercado de Jaraguá e o Pam Salgadinho. A edição deste ano também enfoca a prevenção combinada contra ISTs, destacando a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV.

“As ações preventivas e a ampla distribuição de preservativos são fundamentais para a redução da transmissão de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais. A oferta de PrEP e PEP proporciona uma contribuição fundamental para a proteção de pessoas em maior risco, enquanto a disponibilidade de autotestes facilita o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento, contribuindo para a saúde pública da cidade”, informou. 

PEP, PrEP, autoteste para HIV e testes rápidos

Em Maceió, a PEP pode ser acessada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra, Benedito Bentes, Galba Novaes de Castro, Cidade Universitária e no Pronto Atendimento do Hospital Escola Hélvio Auto. Já a PrEP está disponível no Bloco I do Pam Salgadinho.

O autoteste para HIV é oferecido a pessoas em uso de PrEP e a populações-chave, como trabalhadores do sexo, homens que fazem sexo com homens (HSH), gays, transsexuais e usuários de álcool e outras drogas. Populações prioritárias, incluindo pessoas em situação de rua, população negra, indígenas e jovens, também possuem prioridade no acesso ao autoteste.

Além disso, testes rápidos estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, bem como no Centro de Testagem e Aconselhamento no Bloco I do PAM Salgadinho, funcionando de segunda a sexta-feira, tanto pela manhã quanto à tarde.

Para Teresa Carvalho, com essas iniciativas, a Prefeitura de Maceió reafirma o compromisso com a saúde e o bem-estar da população, especialmente durante eventos de grande porte como o São João Massayó, onde a conscientização e a prevenção são essenciais.


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]