Dólar com. 5.6563
IBovespa 8
02 de julho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF envia ao Legislativo decisão que descriminalizou porte de maconha
29/06/2024 às 23h00

Geral

Comenda jurista Marcos Bernardes de Mello é entregue ao mesmo pelo Sindicato dos Advogados e Advogadas de Alagoas

Homenagem foi ofertada pela contribuição de mais de 60 anos ao direito alagoano

Divulgação

Na sexta-feira (28), o Sindicato dos Advogados e Advogadas de Alagoas (SINDAV) promoveu uma homenagem ao jurista Marcos Bernardes de Mello pelos seus mais de 60 anos de contribuição ao direito alagoano. O professor, advogado e cientista foi escolhido pelo SINDAV como forma de agradecimento ao legado construído nas últimas décadas. 

O nome de Marcos Bernardes de Mello foi indicado como um marco para uma importante promoção que está sendo feita pelo Sindicato, que acredita que os grandes nomes do direito alagoano precisam ser homenageados ainda em vida. 

A entrega foi realizada em sua residência, na sua biblioteca de acervo pessoal, com a presença de familiares e representantes do Sindicato.

“Eu estou muito orgulhoso, muito mesmo! É uma honra receber essa homenagem dos colegas e de uma entidade tão respeitada e importante para a categoria jurídica. Significa pra mim que não tem competição e isso é algo que eu carrego e prego na advocacia, ela pra mim, sempre foi uma arma para paz”, agradeceu o jurista. 

O presidente do SINDAV, João Onuki, agradeceu a Marcos Bernardes por aceitar a comenda e por toda a sua contribuição feita à advocacia nacional. “O senhor é uma referência para a advocacia e pro meio jurídico como um todo. O SINDAV desde sua fundação em 1991 historicamente celebra e honra aos que fortalecem o meio jurídico. A formalização dessa comenda honra a advocacia”, celebrou Onuki.

Em meio a conversas e troca de experiências, o também advogado e neto de Marcos Bernardes, Sérgio Luiz de Mello, compartilhou algumas histórias do avô e partilhou da dedicação e a visão do familiar no meio jurídico.

“Meu avô trabalhou muito tempo pró bono, a advocacia pra ele nunca foi pra enriquecer, sempre foi pra servir ao próximo. Meu avô é merecedor dessa homenagem devido aos anos de dedicação e enxergar a advocacia como um mecanismo de trabalho e justiça ao próximo. O pouco que sou, devo isso a ele”, compartilhou Sérgio.

Para o meio jurídico

A homenagem teve mérito excepcional em comemorar os feitos do jurista, para outros grandes nomes da advocacia alagoana, como o advogado, professor universitário e atual Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, que celebrou a comenda. “Marcos Bernardes de Mello é uma lenda, foi meu professor da graduação e é uma inspiração pro direito alagoano. Ele sistematizou boa parte da obra teórica de Pontes Miranda que serve como base intelectual e doutrinária para todo mundo que estuda essa área do direito, sendo inclusive referência no Brasil na Teoria Geral do Direito e do Direito Civil. É uma figura que temos muito orgulho de ter na nossa universidade. Tenho uma admiração muito grande por ele e fico feliz de poder fazer parte dessa homenagem”, destaca. 

Já o defensor Público, Eduardo Lopes, ressaltou os exemplos e a obra construída pelo homenageado. “É o maior jurista vivo do estado de Alagoas, um dos maiores do Brasil de todos os tempos e formou várias gerações no direito. Sua humildade, simpatia e capacidade técnica e jurídica, acima de tudo, formou um patrimônio que é referência para nós que temos o direito como meio de vida. Ele é um exemplo de advogado, de professor e de pessoa, um ser humano iluminado. É uma honra reverencia-lo e homenageá-lo”, comemorou.

Para os advogados e diretores do Sindicato, Flávio Farias e Limmerck Dantas, “ele não tá só recebendo a comenda, está sendo eternizado juntamente com ela e o Sindicato tem o papel de honrar ainda mais o seu nome”, afirmou Flávio.

Quem é Marcos Bernardes de Mello

Marcos Bernardes de Mello é advogado, professor, cientista e conferencista do ramo do direito, com atuação há mais de 60 anos, quando se formou em 1958. Exerce a profissão de advogado como sócio de um escritório jurídico e leciona como professor voluntário de Direito Civil (Graduação) e de Teoria Geral do Direito (Mestrado), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integra também o quadro de professores das Escolas Superiores da Magistratura (ESMAL)[2] e Advocacia de Alagoas (ESA/AL), onde chegou ao cargo de reitor. Foi Presidente[1] da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL) de 2004 à 2006, atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral por dois mandatos (1992/1996) e fez parte do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 1996 até 2003. Além de advogado militante, ocupou diversos cargos na administração pública municipal e estadual, sendo importante ressaltar sua passagem pela Procuradoria-Geral do Estado e Procurador da Prefeitura de Maceió.


Fonte: Yezzi Assessoria de Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]