Utilizado como ponto de descarte irregular de lixo há muito tempo, hoje o Campo da Antena, localizado no bairro do Tabuleiro dos Martins, na parte alta de Maceió, está totalmente revitalizado graças ao investimento histórico da Prefeitura Municipal no esporte por meio do programa das Areninhas, o maior já visto na cidade.
Na noite dessa sexta-feira (5) dezenas de moradores da comunidade, principamente crianças e jovens, testemunharam a inauguração do campo e das áreas de lazer. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e entregue oficialmente pela Secretaria de Esporte do Município.
“Como morador do bairro há mais de 30 anos, estou muito feliz e agradecido pelo que foi construído. A arena estava abandonada e não dava vontade de estar nesse espaço. Agora, a praça vai trazer muitos benefícios à comunidade, como afastar as crianças das telas, do celular”, comentou Adelson Vanderley.
No local, a Seminfra construiu uma grande arena, com direito a grama sintética, alambrado, refletores, arquibancada e vestiário. Também foi instalado na praça área pet, mini ciclovia, espaço infantil, banco e mesas, academia para idosos, futmesa, calçada acessível; árvores que comporam o paisagismo do campo, e pinturas figurativas em alusão às atividades desenvolvidas no bairro, como capoeira e futebol.
“O programa das areninhas tem como objetivo levar mais dignidade ao povo maceioense através do esporte e do acesso à áreas de lazer, o que estimula a cidadania e a participação social. Isso é importantíssimo que aconteça principalmente nas comunidades mais carentes da capital. Essa já é a 8ª areninha que inaguramos, e temos percebido muitos projetos sociais sendo retomados, até mesmo instituições de ensino usufruindo dos equipamentos, a exemplo na arena do Cleto Marques. É um sinal positivo que nos deixa muito feliz”, destacou Francisco Carlos do Nascimento (Chicão), titular da Semesp.
A inauguração do equipamento ainda contou jogo futebol recreativo entre crianças e jovens que moram na região. Muitos pais ocuparam as áreas de lazer e passearam na praça noite adentro, como as irmãs Gláucia dos Santos e Valdice dos Santos. “Antes o campo aqui funcionava praticamente como descarte de lixo, não tinha iluminação suficiente e, quando chovia, ficava tudo alagado, impedindo os meninos de brincarem”, disse Glaúcia. Ambas moram há mais de três décadas na região, bem próximo à praça da Antena.
Areninhas
Oito areninhas foram entregues até agora pela Seminfra e Semesp em Maceió, na parte alta. Foram elas: areninha Colina dos Eucaliptos, Medeiros Neto e Cleto Marques, na Santa Amélia; areninha no Benedito Bentes (Parque Linear), Osman Loureiro (Clima Bom) e Village e Denisson Menezes (Cidade Universitária).
Fonte: Assessoria