Dólar com. 5.9345
IBovespa 1
27 de novembro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário
27/11/2024 às 15h45

Geral

Corpo de Bombeiros socorre homem vítima de choque elétrico em Maceió

Auxiliar de cozinha utilizava um liquidificador no momento do acidente

Bombeiro Militar em viatura de Auto Resgate - Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atendeu, na última segunda-feira (25), um homem que foi vítima de um choque elétrico no bairro de Mangabeiras, em Maceió. O homem, de 51 anos, manuseava um liquidificador quando sofreu a descarga elétrica.

De acordo com informações preliminares, a vítima, que é auxiliar de cozinha, utilizava o liquidificador quando recebeu a descarga elétrica e, em seguida, sofreu uma queda devido à passagem da corrente elétrica.

Ao chegar ao local, a guarnição, composta por três bombeiros militares, encontrou a vítima consciente, queixando-se de sintomas de taquicardia. A equipe de resgate realizou o atendimento pré-hospitalar e, com o apoio de uma viatura de Auto Resgate (AR), encaminhou a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro do Jacintinho.

O que fazer em caso de choque elétrico?

Em situações que envolvam choques elétricos é fundamental agir de forma rápida e segura. Primeiro, não toque na vítima, pois se ela ainda estiver em contato com a fonte de eletricidade, você também pode ser eletrocutado.

Se possível, desligue a fonte de eletricidade, isso cortará a corrente elétrica que está causando o choque. Para isso, desligue o disjuntor ou chave geral. Caso não haja essa possibilidade, use um objeto não condutor como um pedaço de madeira, plástico ou borracha seca, para afastar a vítima do contato elétrico.

Lembre-se de ligar imediatamente para o serviço de emergência como o Corpo de Bombeiros através do número 193 ou para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) pelo 192, para que a vítima receba atendimento especializado o quanto antes.

O CBMAL ressalta a importância de adotar cuidados para evitar choques elétricos com eletrodomésticos. Em situações como essa, é essencial não manusear os aparelhos com as mãos ou pés molhados, já que a pele úmida facilita a condução da corrente elétrica. Outras medidas preventivas incluem desligar o equipamento antes de retirar as roupas, especialmente no caso de máquinas de lavar, manter o ambiente seco e garantir que as crianças fiquem afastadas dos eletrodomésticos.


Fonte: Ascom CBMAL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]