O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) vai celebrar o Dia do Arquiteto e Urbanista com a 10ª edição do Prêmio Zélia Maia Nobre, que presta homenagem à fundadora do curso de Arquitetura e Urbanismo no estado. A cerimônia, marcada para o dia 12 de dezembro, no Quintal da Hop, em Jaraguá, premiará os três melhores trabalhos de conclusão de curso que demonstram excelência técnica e compromisso com a sustentabilidade.
A premiação, que já se tornou um marco na valorização da arquitetura alagoana, reconhece o talento e a criatividade de profissionais recém-formados da área. Nesta edição, os projetos foram avaliados com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e, principalmente, a sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
"Zélia Maia Nobre foi uma pioneira da arquitetura em nosso estado e deixou um legado inspirador. Ao homenageá-la, reforçamos nosso compromisso com a formação de arquitetos e urbanistas capazes de construir um futuro mais sustentável para Alagoas", afirma Josemee Gomes de Lima, Conselheira Federal do CAU/AL.
A solenidade de premiação contará com a presença de arquitetos e urbanistas e representantes do Conselho e do Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas (iAB/AL), apoiadora do evento. Após a entrega dos prêmios, haverá uma confraternização fortalecer os laços da comunidade profissional e para antecipar as celebrações do Dia do Arquiteto Urbanista - oficialmente no dia 15 de dezembro.
Valorizando a sustentabilidade
Ao destacar a importância da sustentabilidade na avaliação dos projetos, o CAU/AL incentiva os futuros arquitetos a desenvolver soluções criativas e inovadoras para os desafios da urbanização. A premiação também demonstra o compromisso do conselho com a promoção de uma arquitetura mais responsável e consciente.
"Acreditamos que a arquitetura tem um papel fundamental na construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. Ao premiar projetos que aliam estética e funcionalidade com a preservação do meio ambiente, estamos contribuindo para um futuro melhor para todos", destaca Geraldo Majela Gaudêncio Faria, presidente do CAU/AL.
Os projetos vencedores das edições anteriores estão disponíveis para visualização no site do Conselho de Arquitetura, pelo link www.caual.gov.br/ganhadores-do-premio-zelia-maia-nobre.
Serviço
O quê: 10º Prêmio Zélia Maia Nobre
Quando: 12 de dezembro
Onde: Quintal da Hop, R. Barão de Jaraguá, 104 - Jaraguá.
Horário: Solenidade de premiação às 19h, seguida de confraternização
Quanto: Gratuito, para profissionais de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas
Ingressos: sympla.com.br/caualagoas
Fonte: Assessoria