O Hospital do Coração Alagoano realizou 135.334 atendimentos em 2024, entre consultas ambulatoriais, cirurgias, internações e exames. Localizada no bairro Cidade Universitária, em Maceió, a unidade é referência estadual em saúde cardiovascular e ajudou a salvar milhares de vidas.
Ao longo de 2024, o hospital internou 2.143 pacientes nas enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de realizar 102.007 exames laboratoriais. Também foram realizadas 9.440 consultas ambulatoriais, 19.645 exames de imagem e 2.099 cirurgias, sendo 1.611 com hemodinâmica.
Para o diretor-geral da unidade, Otoni Veríssimo, 2024 foi um ano de muitas conquistas. “Realizamos mais de 36 mil atendimentos comparados ao ano anterior. Foi um ano histórico com os primeiros transplantes de órgãos sólidos na rede estadual, realizados no nosso hospital. Foram 12 transplantes, sendo 10 de rins e 2 de coração. Quero agradecer e parabenizar toda a equipe de profissionais que exercem seus papéis com excelência”, enfatiza.
O hospital conta com um ambulatório de especialidades, como cardiologia clínica, endocrinologia, geriatria e cirurgia cardiovascular, e tem 52 leitos de enfermaria e 10 de UTI. A unidade conta com equipamentos de ponta, podendo realizar ressonância magnética, tomografia, angiotomografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, holter, teste ergométrico, ultrassonografia e exames de raios-x.
Do município de Arapiraca, Williams Querino, de 51 anos, é um dos pacientes da unidade e foi atendido com uma infecção renal em junho de 2024. Após a infecção no cateter, adquiriu uma endocardite e precisou realizar a cirurgia no hospital. “Hoje, estou fazendo as consultas para entrar na fila de espera pelo transplante de rim. Existem profissionais e existem profissionais que trabalham com o coração. Eu, graças a Deus, passei pelas mãos desses anjos aqui que cuidaram de mim, com excelentes médicos, cirurgiões, enfermeiros. Fui muito bem atendido aqui”, salienta o paciente.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes, a unidade representa um marco na história da saúde pública do estado. “Hoje, o Hospital do Coração Alagoano é referência regional e conhecido nacionalmente enquanto unidade especializada nas doenças cardiovasculares. Isso representa muito a gestão do governador Paulo Dantas, que leva a assistência para aqueles que mais precisam”, afirmou o gestor da pasta.
Inaugurado em 2022, o Hospital do Coração Alagoano atende a pacientes cardiopatas. O atendimento é realizado de forma eletiva, por meio de agendamento, através da Central de Regulação.
Fonte: Ascom Sesau/AL