Várias famílias alagoanas têm direito a descontos na conta de água. Para aumentar a adesão a este benefício, plantões da Tarifa Social serão realizados este mês pela concessionária Verde Alagoas nos municípios de Jundiá e São Miguel dos Milagres, região Norte do estado.
A Tarifa Social é destinada a beneficiários de programas sociais com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para solicitar o benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), possuir um imóvel residencial com área construída de até 60m² e ter um consumo mensal de até 20m³ de água.
Em caso de inadimplência, o cliente deverá regularizar a situação por meio de um acordo de pagamento com a concessionária. Para comprovar o direito ao benefício, o cliente deve apresentar os seguintes documentos:
· CPF;
· Comprovante de renda familiar;
· Código da unidade consumidora (disponível em faturas anteriores);
· Número de Identificação Social (NIS);
· Código familiar no CadÚnico ou número do benefício do BPC (se aplicável);
· Comprovante da área útil construída do imóvel (carnê de IPTU, escritura, contrato de aluguel ou outro documento comprobatório).
Na cidade de Jundiá, o plantão será realizado na quinta-feira (6), no Ginásio Edgar Joaquim. Já em São Miguel dos Milagres, o plantão será no dia 19 de fevereiro, no posto de atendimento da Verde Alagoas.
Até 30 de julho, outras 11 cidades serão contempladas com plantões especiais de atendimento de Tarifa Social. Os clientes podem conferir o cronograma completo da Verde Alagoas, clicando aqui.
Direito
Segundo o Secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, o cadastramento da Tarifa Social é uma iniciativa fundamental para garantir que as famílias alagoanas mais vulneráveis tenham acesso ao direito de um serviço essencial, como a água.
“Com tarifas reduzidas, as famílias têm o acesso a água de qualidade facilitado e reforça nosso compromisso com o bem-estar da população que mais precisa”, destacou Vitor Pereira.
Todos os moradores com contas em alguma concessionária de água ou energia em Alagoas podem procurar uma loja de atendimento da empresa que atende ao município e verificar os critérios para cadastro ou recadastramento, não só no dia do plantão especial, mas em qualquer outro dia.
Em caso de reclamações ou denúncias sobre os serviços prestados, os usuários podem entrar em contato com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), que fiscaliza o trabalho de todas as concessionárias do estado.
A Ouvidoria da Arsal atende pelo WhatsApp no número 82 98882-9707 ou pelo call center gratuito 0800 284 0429.
Fonte: Ascom Segov com Ascom Verde Alagoas