O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo de Alagoas (MTC-AL) realizou, nesta quarta-feira (5), um grande encontro de lideranças do setor no Parque Mair Amaral, em Batalha, na região do sertão. O evento, que contou com a presença de representantes de diversos municípios e o apoio do MTC Nacional, teve como foco o planejamento estratégico para 2025, a inclusão da diversidade de produtos da agricultura familiar na merenda escolar e a construção de políticas públicas voltadas à produção e sustentabilidade econômica do setor.
Com uma programação voltada para a capacitação e fortalecimento do setor. Na oportunidade, o público debateu sobre a necessidade de ampliar a participação dos produtos dos pequenos produtores no mercado e a geração de fomentos para garantir mais autonomia aos trabalhadores e trabalhadoras do campo.
O evento também promoveu um momento de qualificação com a palestra "Liderança e Processos", conduzida pelo psicólogo e consultor Vinícius Barbosa, abordando estratégias de gestão para otimizar a organização e a comercialização da produção agrícola.
Para o dirigente Nacional do MTC, Adriano Ferreira, o encontro reforça a capacidade do movimento de articular e planejar ações concretas para a valorização da agricultura familiar.
“Além da força do nosso trabalho, mostramos que também sabemos produzir com organização e estratégia. Um dia inteiro dedicado a avaliar e planejar significa inclusão produtiva no campo, garantindo mais qualidade e eficiência na entrega dos alimentos que chegam à mesa do alagoano”, destacou Ferreira.
Representante do município de Olho D'Água das Flores, a trabalhadora rural Maria Auxiliadora enfatizou a importância do encontro para o fortalecimento da base produtiva.
“Saber para onde vamos e como vamos alcançar nossos objetivos é fundamental. Precisamos superar desafios como a eliminação da figura do atravessador e consolidar nossa produção no mercado. Isso será um grande avanço para a economia local”, afirmou.
Durante o evento, também foi reforçada a articulação para a implantação da primeira Escola Família Agrícola do estado, um pleito defendido pelo MTC que visa qualificar ainda mais os trabalhadores do campo e fomentar estudos e soluções para a produção agrícola.
“O MTC segue consolidando sua atuação na defesa da agricultura familiar e na construção de um setor mais forte, sustentável e economicamente viável para os trabalhadores e trabalhadoras do campo em Alagoas”, disse Adriano Ferreira.
Fonte: Assessoria